Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após morte de motociclista, moradores expõem problema do acúmulo de areia nas ruas do Jardim Los Angeles

Prefeitura informou que limpeza e manutenção, com a raspagem das vias pavimentadas, já foi iniciada e deve levar uma semana
Osvaldo Sato -
Rua Escaramuça, no Jardim Los Angeles, está tomada por areia (Foto: Fala Povo, Midiamax)

A morte da jovem Aline Candida, 25 anos, após derrapar na areia acumulada em uma das vias do Los Angeles, em , evidenciou um problema antigo e recorrente no bairro: o acúmulo de areia nas vias, ainda que asfaltadas, que coloca em risco a vida de moradores.

Após o acidente fatal, diversas postagens nas redes sociais vieram à tona, revelando que a situação não é isolada. Moradores compartilham imagens de diversas ruas do bairro tomadas pela areia, transformando a locomoção em um desafio perigoso para motociclistas, ciclistas e pedestres.

A fotógrafa Nicole Por Deus, 30 anos, registrou a situação crítica da Rua Escaramuça, também no Jardim Los Angeles. Segundo seu relato, o problema se agrava após as chuvas, quando a lama proveniente de bairros vizinhos escorre e, ao secar, se transforma em uma camada de areia escorregadia. “É impossível andar nesse trecho sem correr riscos, porque além de tudo simplesmente não tem calçada”, desabafa Nicole.

A moradora ressalta que a areia que flagrou na Rua Escaramuça, antes mesmo de saber do acidente fatal, é um indicativo de como o problema é generalizado na região. “Aquele trecho na Rua Escaramuça é recorrente a presença de areia tomando boa parte da via. É impossível andar ali sem correr riscos”, afirma, reiterando a falta de calçada que obriga os pedestres a dividir espaço com os veículos.

A dimensão do problema é tamanha que, conforme relatos de outros moradores, as próprias imagens de satélite do Maps já registram as ruas do Jardim Los Angeles cobertas de areia.

Relatos recorrentes

A situação no Jardim Los Angeles é denunciada há mais de um ano por moradores do entorno da Avenida dos Cafezais, onde o acidente com Aline Candida ocorreu. Matéria anterior do Jornal Midiamax detalhava como a areia, resultado do escoamento de água de ruas não asfaltadas, dificulta o acesso a pontos de ônibus e à unidade de saúde local. A instalação de uma faixa elevada na Avenida dos Cafezais, após uma revitalização em agosto de 2023, teria inclusive piorado a situação, segundo os moradores.

Diante da gravidade da situação e da fatalidade ocorrida, a reportagem do Jornal Midiamax buscou um posicionamento da prefeitura de Campo Grande sobre o planejamento para a manutenção das vias do Jardim Los Angeles e se o acúmulo de areia era considerado uma situação crítica pela administração municipal.

Em resposta, a Prefeitura de Campo Grande emitiu nota, na íntegra a seguir:

“A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos () lamenta o ocorrido e informa que está com equipes na região do Los Angeles fazendo a raspagem das vias pavimentadas que receberam os sedimentos vindos da parte mais alta do bairro durante o temporal da semana passada. A previsão é de que as equipes levem cerca de uma semana para concluir a limpeza das vias. Nessas ações são utilizadas máquinas e caminhões para a retirada dos material como pedra, terra e areia que ficaram nas ruas após as fortes chuvas.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Pedreiros quase são esmagados por portão em obra no Parque dos Novos Estados

EUA: Governo vai pagar U$ 1 mil para imigrante ilegais saírem do país

cpi jose

Criticada por especialista, falta de ar-condicionado nos ônibus nunca foi questionada por Agereg

Mulher denuncia professor de Campo Grande após encontrar fotos seminuas salvas em notebook

Notícias mais lidas agora

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

De Campo Grande, Cida Gonçalves é demitida do Ministério das Mulheres

maça

Empresa investigada por fraude de licitação e merenda podre atua em várias cidades de MS

Campo Grande lança a primeira Sala da Mulher Empreendedora do Centro-Oeste

Últimas Notícias

Brasil

Petrobras anuncia nova redução de 4,6% no preço do diesel nas refinarias

Movimentação nos preços é devido às incertezas econômicas geradas pelos EUA

Cotidiano

Em Campo Grande, mais de 8 mil pessoas se vacinaram contra a gripe durante o ‘feriadão’

Durante esta semana, todas as 74 Unidades de Saúde da Família estão abastecidas com doses da vacina contra Influenza

Política

“Show de horrores”, diz Luiza Ribeiro após diretor da Agereg negar relatório a CPI do Consórcio

Vereador pediu apreensão dos documentos, mas presidente da CPI negou

Mundo

Conclave: quem é o cardeal que faz o anúncio ‘Habemus Papam’ após a votação

Conclave deve começar na próxima quarta-feira, 7