Um depósito de pneus localizado em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, foi interditado nessa terça-feira (6) por representantes do Ministério Público e também pelo Mades (Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).
A intervenção aconteceu depois que o fogo destruiu cerca de 5 mil pneus armazenados no estabelecimento paraguaio. Ação é para evitar outros danos para a população das duas cidades de fronteira, já que o local cotinha mais de 30 mil pneus usados.
Informações do Corpo de Bombeiros de Pedro Juan Caballero relatam que as chamas duram 21 horas. A fumaça tóxica cobriu várias regiões da cidade e se espalhou para o lado brasileiro.
Muitos moradores tiveram que ser atendidos em clínicas particulares e também nos hospitais públicos. Os maiores prejudicados foram as crianças das duas cidades.
O descarte de pneus usados é um problema antigo de Pedro Juan Caballero. Devido aos preços praticados na cidade, muitos turistas brasileiros fazem trocas em lojas locais.
Com isso, centenas de pneus são colocados em um depósito que não possui condições adequadas para armazenamento, nem para reaproveitamento.
“A verdade é que as autoridades paraguaias não conseguem resolver esse problema crônico”, relata um comerciante brasileiro à reportagem do Jornal Midiamax. Ele possui loja de vendas de pneus em Pedro Juan Caballero.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.