Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após suposto ataque de sucuri a pescador em MS, especialista esclarece hábitos da espécie

A informação sobre a sucuri, compartilhada por colegas da vítima, gerou estranheza, espanto e curiosidade em MS
Jennifer Ribeiro -
sucuri amarela edir alves
Imagem ilustrativa de sucuri Amarela - (Foto: Edir Alves)

Após a polícia encontrar o corpo do homem que havia desaparecido enquanto pescava com colegas, no último fim de semana, em uma represa nos fundos de uma fazenda localizada entre e , áudios afirmando que a vítima havia sido levada por uma passaram a ser compartilhados em grupos do WhatsApp. A informação, claro, gerou estranheza, espanto e curiosidade.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

No entanto, se essa informação fosse confirmada pela polícia, que segue investigando o caso, com certeza seria algo inédito, visto que não é do comportamento da sucuri atacar seres humanos ou, então, arrastar suas presas. Para explicar sobre o assunto, o Midiamax conversou com Juliana de Souza Terra, doutora em ecologia e pesquisadora de sucuris de vida livre desde 2014.

Conforme a especialista, não existem, até hoje, registros de sucuris que tenham matado seres humanos adultos. Isso porque elas são predadoras de emboscada, ou seja, quando vão se alimentar, se deslocam até as margens dos corpos d’água em que vivem e ficam ali, esperando uma presa em potencial passar ou parar para beber água.

“Quando ela identifica essa presa, ela desfere o bote e imediatamente já se enrola, porque elas [sucuris] são serpentes constritoras, ou seja, elas matam suas presas por parada cardiorrespiratória. No mesmo lugar em que elas desferiram o bote, mataram a presa, elas também enjerem, engolem esse animal. Então, elas não têm, por comportamento, carregar, levar suas presas”, explica Juliana.

Alimentação das sucuris

A pesquisadora pontua ainda que as presas das sucuris, em sua maioria, são aves aquáticas — que compõem cerca de 50% da alimentação. Já as serpentes de grande porte, fêmeas que ultrapassam quatro metros de comprimento, também podem incorporar à médios mamíferos, como , porcos selvagens, macacos, entre outros.

“Acho mais provável que tenha alguma outra justificativa para esse incidente”, frisa Juliana sobre o apontamento de que o homem tenha sido levado por uma sucuri. “Acho que a gente deve ter bastante cautela com as informações feitas. A gente sabe que existe o imaginário popular, construído ao longo de séculos a respeito das sucuris e a gente que trabalha com esses animais faz um trabalho de desmistificação. Durante muito tempo vêm algumas afirmações inverídicas ou já precipitadas que acabam por atrasar bastante esse trabalho de conservação”, acrescenta.

A especialista finaliza pontuando que, “se isso realmente tivesse acontecido, seria algo absolutamente atípico, fora dos padrões e inédito. Se viesse a se confirmar, sem nenhuma sombra de dúvidas, seria algo inédito”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Merenda licitações

R$ 7,6 milhões: TCE-MS barra licitações de Aral Moreira e Itaquiraí após irregularidades

Restrições ao uso do medicamento Elevidys não se aplicam ao Brasil

Em MS, mais de meio milhão podem ser beneficiados pelas novas regras da tarifa social de energia

Trump ordena que líder supremo do irã se renda: “paciência se esgotando”

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

concessão morenão

Concessão de até 35 anos é alternativa para Morenão, aponta presidente de Comissão

Ex-atriz de Malhação anuncia que é ‘promovida a vovó’ e parabeniza enteado

Últimas Notícias

Brasil

Agentes da Abin cobram demissão de diretor da agência após indiciamento

Agentes alegam que o próprio delegado expulsou servidores quando foram apenas citados na investigação

Polícia

Justiça absolve homem acusado por tentativa de homicídio contra três irmãos em Campo Grande

Na época dos fatos, apenas um dos irmãos foi atingido pelos disparos de arma de fogo

Política

Aquidauana terá sinais de TVs públicas nos próximos meses

Moradores terão acesso a canais como TV Brasil, TV Educação, TV Saúde, Canal GOV e das emissoras da Rede Legislativa

Cotidiano

Em sete dias, 468 casos de síndrome respiratória foram confirmados em MS

Dos 22 óbitos, 6 foram por influenza; idosos são as principais vítimas de doenças respiratórias no estado