Pular para o conteúdo
Cotidiano

Acima da média nacional, comércio varejista de Mato Grosso do Sul tem alta de 0,6% em fevereiro

No Brasil, o volume de vendas do comércio varejista subiu 0,5% em fevereiro de 2025
Lethycia Anjos -
Fluxo de movimento no comércio (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

manteve o resultados positivos no volume de vendas do comércio varejista e encerrou o mês de fevereiro com um crescimento de 0,6%. O resultado coloca o Estado acima da média nacional que ficou em 0,5% no mesmo período.

Na passagem de janeiro para fevereiro, o setor apresentou alta de 0,6%, mas obteve queda de -2,2 pontos percentuais se comparado ao mesmo período de 2024. Conforme a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) do (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a variação acumulada em 12 meses no Estado ficou em 3,0, igualando-se ao índice nacional. Já a variação acumulada no ano encerrou o mês no negativo, com -0,8 pp. pontos percentuais.

A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (9), monitora o desempenho do comércio varejista no país, analisando a receita bruta de revenda de empresas.

No panorama nacional, as vendas no comércio varejista no país aumentaram 0,5% e atingiram o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000, superando em 0,3% o nível recorde anterior (outubro de 2024). O índice volta a crescer após uma série de quatro meses de variações muito próximas de zero, consideradas como estabilidade.

Comércio varejista ampliado

No comércio varejista ampliado — que inclui veículos, motos, peças e materiais de construção — Mato Grosso do Sul registrou alta de 1% em fevereiro. Os dados mostram que, na comparação com o mesmo mês de 2024, o Estado apresentou alta de 1,3 p.p. No acumulado anual a variação ficou em 0,8. No entanto, nos últimos 12 meses, o Estado registrou uma variação negativa de -1,6%.

Apesar da alta no mês, Mato Grosso do Sul contrapõe a média nacional que teve queda de -0,4% no comércio varejista ampliado. No acumulado anual, o Estado ficou abaixo da média nacional, que atingiu 2,3%.

Gerente da Pesquisa Mensal de Comércio, Cristiano Santos, destaca que quatro das oito atividades investigadas na pesquisa avançaram em fevereiro deste ano. Dentre elas, os destaques foram os setores de Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%) e de Móveis e eletrodomésticos (0,9%).

“Em outubro do ano passado, móveis e eletrodomésticos, equipamentos e material para escritório, informática e comunicação e tecidos, vestuário e calçados eram os setores que estavam puxando o resultado, dado também um certo freio que hiper e supermercados teve ao longo de 2024”, explica.

Alta no setor de hiper e supermercados

Conforme a pesquisa, em fevereiro o setor de hiper e supermercados voltou ao protagonismo, após um período de seis meses, desde agosto, com variações próximas de zero, com estabilidade. Condições macroeconômicas mais complexas nos últimos meses, como a queda do número de pessoas ocupadas, a estabilidade da massa de rendimento real e a inflação da alimentação em domicílio, não incentivam o consumo de bens que não sejam de primeira necessidade.

“As pessoas tendem a optar por produtos mais básicos, o que explica o crescimento maior do setor em relação aos outros”, contextualiza o pesquisador do IBGE.

Já sobre o outro destaque positivo no mês, o gerente da PMC explica os movimentos realizados pelo setor de móveis e eletrodomésticos nos últimos meses.

“O setor tem experienciado uma volatilidade grande nos resultados dos últimos meses. Observamos momentos em que esse mercado se desenvolve menos, o que abre uma possibilidade estratégica das grandes marcas de fazerem grandes promoções. Por exemplo, a Black Friday foi ruim para eletrodomésticos, o que acarretou maiores promoções no Natal. Isso melhorou o desempenho da categoria”, destaca o gerente da PMC.

Os outros resultados positivos em fevereiro vieram de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%).

Vendas do comércio varejista avançam em 21 estados do país

No Brasil, entre janeiro e fevereiro de 2025, a taxa média nacional de vendas registrou crescimento de 0,5% na série com ajuste sazonal. O avanço foi puxado por resultados positivos em 21 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Rondônia (5,2%), Sergipe (3,7%) e (3,4%).

Por outro lado, seis estados apresentaram retração no período, com destaque para Tocantins (-3,7%), Paraíba (-1,5%) e Rio Grande do Norte (-1,5%).

No comércio varejista ampliado — que inclui veículos, autopeças e materiais de construção — também predominou o crescimento, com alta em 15 das 27 Unidades da Federação. Os melhores desempenhos vieram de Rondônia (4,5%), Amazonas (2,5%) e Ceará (1,8%). Já entre os que pressionaram negativamente, destaca-se Amapá (-3,0%), Rio Grande do Norte (-2,4%) e, por fim, o (-2,1%).

Na comparação com fevereiro de 2024, o comércio varejista registrou crescimento de 1,5% em fevereiro de 2025, com avanço em 20 estados. Os destaques positivos foram Amapá (9,7%), Amazonas (7,4%) e (6,9%). Já as maiores quedas ocorreram em Mato Grosso (-5,4%), Roraima (-4,5%) e Pará (-3,6%).

Já no varejo ampliado, a variação foi de 2,4% em fevereiro de 2025 frente ao mesmo mês do ano anterior. O setor teve resultados positivos em 23 das 27 unidades da federação. Os destaques de alta foram Rio Grande do Sul (9,5%), Amapá (9,2%) e Ceará (8,9%). Em contrapartida, registraram queda Roraima (-7,3%), Goiás (-1,2%) e São Paulo (-0,4%).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Jean Lucas em Bahia x São Paulo

São Paulo perde para o Bahia com brilho de Willian José e vê Rogério Ceni quebrar tabu

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

Morre Ronald Fenty, pai de Rihanna, aos 70 anos

Trança meio presa é tendência e Michelle Oliveira mostra o porquê

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

Polícia vai investigar demolição clandestina de imóvel histórico em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Últimas Notícias

Esportes

Red Bull Bragantino vence Vasco em São Januário e assume a liderança do Brasileirão

Esta foi a segunda derrota seguida do Vasco no Brasileirão, que tinha perdido para o Fluminense, por 2 a 1, na rodada anterior

Polícia

Dívida por corte de cabelo termina em ameaça de morte em Campo Grande

Devendo o profissional, cliente caloteiro se recusou a pagar pelo atendimento

Polícia

Motorista procura delegacia após ser banido de aplicativo por denúncia de agressão sexual

Condutor afirma não ter se envolvido em qualquer tipo de agressão dessa natureza

Polícia

Idoso de 81 anos é ferido com golpes de facão por mulher em Campo Grande

Polícia chegou ao local e encontrou idoso com o corpo todo coberto de sangue