Você sabe o que é um eclipse lunar penumbral? Se não sabe, poderá observar o céu na madrugada desta segunda-feira (25) e verificar com seus próprios olhos.

O fenômeno celestial em que a Lua se posiciona sobre a sombra da Terra, poderá ser observado a partir das 00h53 (horário de MS) e será visível durante 4 horas e 39 minutos. A previsão é que o ápice do fenômeno ocorra às 4h12, momento ideal para a observação.

Apesar da Lua cheia, o espetáculo não será completo, pois o que poderemos observar será um eclipse lunar penumbral.

Neste tipo de evento, a Terra não fica totalmente em frente ao Sol como em um eclipse total, quando a Lua fica dentro da sombra da Terra. Em um eclipse penumbral, a Lua passa apenas em parte da sombra.

O professor de física da UFMS e Coordenador de Capacitação da Casa da Ciência de Campo Grande, Hamilton Correa, explica o fenômeno:

“Um eclipse lunar penumbral ocorre quando apenas a sombra externa, que é a parte onde a sombra mais tênue, que a gente chama de penumbra, incide sobre o disco lunar, que é exatamente o que nós visualizamos quando nós observamos a Lua cheia. E esse eclipse só pode acontecer quando acontece o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, da forma que a Lua passa por trás da Terra nessa região penumbral”, disse.

Desta forma, o que será observável será principalmente de uma mudança nas cores da Lua, que poderá ser visto em todas as Américas.

“A Lua vai aparecer um pouco mais amarelada e às vezes até um pouco mais azul ou avermelhada,ou tenuamente avermelhada, diferentemente do eclipse lunar total, quando você tem um forte escurecimento do disco lunar”, disse o professor.

Eclipse Lunar

Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua está na fase cheia e a Terra está entre o Sol e a Lua. A frequência desses eventos depende da posição relativa entre as órbitas da Lua e da Terra, bem como da distância entre os dois corpos celestes.

Existem três tipos principais de eclipse lunar:

  • Eclipse Lunar Total: Ocorre quando a Lua está completamente na área denominada “umbra”. Nesse caso, a Lua fica totalmente encoberta pela sombra da Terra. Durante um eclipse lunar total, a Lua pode adquirir uma coloração avermelhada devido à refração da luz solar pela atmosfera terrestre.
  • Eclipse Lunar Parcial: Nesse tipo de eclipse, apenas parte da Lua está localizada na região da “umbra” (escuridão total). Isso resulta na visualização parcial do satélite, que permanece encoberto pela sombra da Terra.
  • Eclipse Lunar Penumbral: Os eclipses penumbrais são mais difíceis de observar. Eles ocorrem quando a Lua está na área denominada “penumbra”, uma região de escuridão parcial projetada pela sombra do planeta. Durante um eclipse penumbral, apenas uma parte da Lua recebe iluminação solar enquanto a outra parte é bloqueada.

O próximo eclipse irá ocorrer no dia 18 de setembro. Ele também será um eclipse penumbral que poderá ser visto por todas as Américas.