Viu drones no seu bairro? Mapeamento aéreo é utilizado no combate à dengue em Campo Grande
Os drones sobrevoaram os bairros com maior incidência do mosquito Aedes aegypti
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com objetivo de ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) tem utilizado drones para o mapeamento e fiscalização de terrenos baldios nas regiões com maior incidência de casos confirmados em Campo Grande.
Segundo a Semadur, os drones possibilitam maior precisão durante as fiscalizações, pois em um curto espaço de tempo, dezenas de terrenos baldios podem ser identificados e então, seus proprietários são notificados a fazer a manutenção correta dos imóveis.
No Bairro Vivendas do Parque, local com alta incidência de casos confirmados, os drones, sobrevoaram, em duas horas, uma área de 890 mil m² (ou 89 hectares), compreendendo todo o bairro. No total, foram 55 quadras monitoradas pelos drones.
Em 23 de fevereiro, os drones sobrevoaram o Bairro Parati, localizado na Região do Anhanduizinho. Na operação foi possível analisar, em cerca de 2h30, uma área de 1.254.735 mil m² (ou 125 hectares). Por lá, foram 66 quadras quantificadas.
Kátia Sarturi, secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, destaca que novas tecnologias desempenham um papel fundamental no combate à dengue, zika e chikungunya.
“Com a utilização dos drones temos a oportunidade de identificar potenciais criadouros de mosquitos em áreas que seriam de difícil acesso, ficam totalmente acessíveis para identificação”.
Os dois bairros foram escolhidos devido à alta incidência de casos de dengue. Após a fiscalização, as imagens obtidas são encaminhadas para análise dos auditores fiscais e a correta identificação dos terrenos baldios sem a devida manutenção, assim, são elaborados os relatórios fiscais e encaminhados como notificações aos proprietários.
Prevenção
Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é transmissor de doenças como a chikungunya e o Zika Vírus, por isso, é essencial adotar medidas para evitar a proliferação e contaminação:
- Evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris d’água ou caixas d’água;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Fazer sempre a manutenção de piscinas.
Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor nas articulações e erupção cutânea. Além disso, a SES recomenda estar atento aos sinais de alarme, que podem incluir dor abdominal intensa, vômitos persistentes, diarreia, fadiga e sangramento de mucosas.
Serviço:
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Plantão CIEVS Estadual através do disque-notifica pelos telefones: (67) 9 8477-3435, 0800-647-1650 ou (67) 3318-1823.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar avança 1% com exterior e fiscal no radar, mas recua mais de 2% na semana
O dia foi marcado por tombo das commodities
Homem é condenado a 15 anos em regime fechado por tentar matar companheira durante ‘roleta-russa’
A vítima havia se recusado a participar da ‘brincadeira’, mas acabou sofrendo um disparo
UFMS promove audiências públicas em Aquidauana e na Cidade Universitária
Audiências públicas voltadas à elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2030
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da Prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.