Um incêndio de grandes proporções no Pantanal, na região de Aquidauana, se alastra rapidamente desde a última noite e ameaça atingir casas em fazendas da localidade, nesta quinta-feira (1º). Segundo o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul), as equipes atuam na área desde à noite e precisaram de reforço no início desta tarde.

Os brigadistas tentam conter as chamas por terra e ar, com auxílio de aviões. Ainda conforme balanço divulgado pelos bombeiros, uma guarnição também foi designada para a região próxima à fazenda Caiman, ainda em Aquidauana. O local é uma área de significativa preservação ambiental.

Confira as imagens gravadas e compartilhadas por moradores da região:

Agora, os brigadistas tentar conter o foco de incêndio oriundo da região da Nhecolândia se espalhe e atinja a reserva. “O trabalho da equipe é fundamental para proteger o ecossistema local e evitar danos
maiores à área de preservação”, informou o CBMMS em boletim.

Conforme os relatos, o fogo de aproxima de regiões próximas de fazendas como Baia Bonita, Bomfim, Carandazal, Fortaleza, Santa Voya, locais que ficam ao sul do rio Aquidauana.

“Começou ali próximo da Fazenda do Pandeiro e tomou proporções inacreditáveis, rápido demais”, disse Amadeu Ferreira, piloto da região. Ele relembrou o incêndio recente que havia começado com um caminhão ainda na semana passada e, agora, os locais precisam conviver com mais um foco de grande proporção.

Locais compartilharam, inclusive, imagens em tempo real da área consumida pelo fogo:

Imagem: Fala Povo

Incêndios no Pantanal

Julho fechou com 1.218 focos ativos de incêndios florestais no Pantanal, conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Isso significa que há dois meses o bioma vem batendo recordes alarmantes de queimadas, agravados pelas condições climáticas desfavoráveis.

Segundo a tenente-coronel e diretora de proteção ambiental do Corpo de Bombeiros, Tatiane Inoue, as queimadas registradas em 2024 no bioma representam um aumento de 26,2% em comparação a 2020 e 1.544,8% em comparação a 2023.

Com a chegada de agosto, período já conhecido pela estiagem e ventos fortes, as autoridades se preparam para um trimestre ainda mais crítico e alerta moradores e produtores rurais para queimadas de vegetação em todo o Estado.

Vale lembrar que a queima controlada, das quais muitos produtores rurais têm autorização para realizar, está temporariamente proibida, assim como queimadas em perímetro urbano, que é crime ambiental.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.