Pular para o conteúdo
Cotidiano

Incêndio em caminhão boiadeiro provoca explosão no Pantanal e bombeiros precisam de reforço

O fogo começou no caminhão de transporte de gado, provocando uma explosão e o incêndio ganhou grandes proporções
Valesca Consolaro -
Foto (Governo MS/Álvaro Rezende)

Um incêndio que iniciou em caminhão atolado na região da Nhecolândia, no Pantanal, nesta quarta-feira (23), se alastrou e mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros, que ainda trabalham no controle das chamas. O fogo começou no caminhão de transporte de gado, provocando uma explosão e o incêndio ganhou grandes proporções.

“O caminhão estava em um atoleiro, de areia, forçou demais e pegou fogo”, afirma o coronel Adriano Rampazo, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros e chefe das operações de combate a incêndios.

Na data de início do fogo, foram deslocadas cinco viaturas para a área que é de difícil acesso. Em função disso, as equipes só chegaram ao local ontem (24). Nesta quinta-feira (25), foram enviados mais 15 militares de helicóptero.

“Esse vai ser o grande combate que nós vamos a partir de hoje tocar. Tivemos na semana passada uma semana um pouco tranquila devido aquela chuva e baixa temperatura, mas esta semana os combates estão sendo bastante intensos”, explicou Rampazo.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militares, essa área deve receber a principal atenção das equipes, por ser uma região muito sensível, com fazendas. Além disso, a área em chamas é próxima do Parque Estadual do .

Foto: Governo MS/Álvaro Rezende

Uso de aeronaves para combater chamas

A atuação das aeronaves é de extrema importância para as ações de combate aos incêndios, pois a dificuldade de acesso só é vencida com o transporte aéreo das equipes, conforme informado pelos bombeiros.

“Além desses militares e viaturas, o Ibama já está apoiando no local, com aeronaves, e o KC-390 da FAB (Força Aérea Brasileira). As aeronaves são fantásticas, elas ajudam muito. Nossa equipe, saiu para chegar lá na terça-feira à noite e tentou chegar ontem o dia inteiro”, disse Rampazo.

Ele explica que na tentativa de alcançar o local, uma viatura da Força Nacional estragou e outras viaturas dos bombeiros ficaram atoladas. Em função disso, foi necessário o auxílio de tratores para tentar puxar os veículos. Algumas viaturas sequer conseguiram chegar ainda.

Operação Pantanal chega a 115 dias

Além desta atuação, que concentra a força de combate atual da Operação Pantanal – que hoje completa 115 dias –, desde o início da semana os bombeiros e demais militares atuaram na área da região do Rabicho, que está sob controle e monitoramento.

Conforme o boletim semanal da Operação Pantanal, divulgado nesta quinta-feira (25), a área queimada é de quase 607 mil hectares, aumento de mais de 2.397% em relação ao ano passado.

Além disso, os focos de calor ultrapassam 3,2 mil, também com aumento, superior a 1.449% em comparação com 2023.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher com bebê de 4 meses no colo é agredida por marido adolescente em Dourados

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Adriane reúne chefes dos Poderes para alinhar investimentos alusivos aos 126 anos da Capital

Condenado mais uma vez, Jarvis Pavão tem pena aumentada para 96 anos de prisão

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

Enquanto shoppings esvaziam, bairros de Campo Grande vivenciam ‘boom’ de galerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

‘Sem chão’, diz mãe de rapaz atacado por 3 pit bulls que teve artéria rompida em Campo Grande

Rapaz está em coma no hospital

Famosos

Murilo Huff expõe bastidores de briga judicial com Dona Ruth: ‘Foi ignorado’

Ao Fantástico, Murilo Huff desmentiu alegação de Dona Ruth ao expor detalhes da briga judicial que eles travam pela guarda do pequeno Léo

Transparência

Agesul suspende duas licitações para revisões dos editais

Suspensões acontecem para revisão no Termo de Referência e no edital

Brasil

Decreto sobre reciprocidade prevê rito mais célere para contramedidas provisórias

Decreto deve ser usado após anúncio sobre tarifas de Trump