VÍDEO: Com redução de alagamentos, bombeiros de MS encerram 2º reforço no Rio Grande do Sul
Moradores estão retornando para suas casas e prefeituras agilizam a limpeza; outra equipe sul-mato-grossense será enviada
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A segunda equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul enviada para reforçar as buscas e os resgates na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, deve encerrar sua atuação nesta quarta-feira (22), devido à redução dos alagamentos e pontos críticos após a enchente histórica.
O capitão Eduardo Tracz, comandante da segunda força-tarefa sul-mato-grossense que atuou na cidade gaúcha, explica que os militares estão trabalhando no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo. Com a redução do volume de água, os moradores estão retornando para suas residências. Ainda há muito lixo, lama e algumas poças de água, que estão sendo removidos pela equipe de limpeza da prefeitura.
“A atuação agora é mais voltada para assistência humanitária. Existem pessoas que estão querendo voltar para suas casas, então, está sendo feita a distribuição de EPIs, como botas de borracha, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza para a casa. As pessoas estão começando a voltar à normalidade, fazendo a limpeza. Há bastante animais mortos, mas a prefeitura está atuando com retroescavadeiras”, disse.
Nas imagens registradas pelos bombeiros, é possível ver a marca da enchente. Tracz relata que o nível alcançou cerca de 2,5 metros. Em outras regiões que ainda estão alagadas, bombas d’água estão sendo utilizadas para o escoamento. Também é perceptível a grande movimentação de pessoas retornando para suas residências.
“Dá para ver que as coisas estão voltando gradualmente. Ontem (21), a água estava naquela marcação do pilar, então hoje já baixou bastante rápido”.
Tracz ainda ressalta que o odor de matéria orgânica está forte. A Vigilância Sanitária tem fornecido orientações para evitar contaminações. Segundo a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, uma terceira equipe deve ser enviada nos próximos dias.
Além de São Leopoldo, a equipe de operação com cães, composta por três militares e a cadela Laika, está atuando em áreas de deslizamento em Roca Sales.
Confira o vídeo:
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Traficantes tentam enviar drogas pelos Correios e mercadoria é apreendida em ação conjunta com a GCM
As caixas e os entorpecentes foram encaminhados para a DENAR
Homem causa tumulto com uma série de furtos em assentamento no interior de MS
Até um trator foi furtado pelo homem
Na véspera de Natal, mulher tem porco furtado de sua propriedade rural no interior de MS
O animal foi furtado na noite da última terça-feira (24)
VÍDEO: Papai e Mamãe Noel desfilam em trenó de triciclo pela Avenida Afonso Pena
Vídeo da cena inusitada circulou pelas redes sociais, nesta quinta-feira (26)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.