enfrenta uma crise de saúde por conta do aumento de casos de dengue. O município aparece como o quarto com maior incidência da doença em todo o Mato Grosso do Sul.

Em meio ao aumento de casos, a população observa descaso da Prefeitura Municipal em relação aos serviços de limpeza da cidade. Informações de moradores são de que o município ficou cinco dias sem serviço de coleta.

A da coleta gerou cenas preocupantes, imagens e vídeos feitos por moradores mostram lixeiras com resíduos transbordando, além de diversas sacolas de lixo espalhadas pelas calçadas por falta de espaço nos locais adequados.

Uma moradora, que atua na saúde do município e preferiu não ser identificada, afirma que a situação tem contribuído para a proliferação da doença.

Além disso, ela critica a falta de compromisso com o controle de vetores, como a eliminação de locais com água parada.

Dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) colocam como o quarto município com maior incidência de dengue em Mato Grosso do Sul. Até o momento, são 246 casos prováveis, número considerado alto.

Casos prováveis de dengue em municípios de MS. (Divulgação, SES)

Em relação aos casos confirmados, Costa Rica é o segundo município com maior quantidade no Estado, com 82 casos. A cidade fica somente atrás de Chapadão do Sul.

Também em relação aos casos confirmados, Costa Rica é o terceiro município com maior incidência.

(Divulgação, SES)
(Divulgação, SES)

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal, questionando a situação, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Aumento de dengue em Mato Grosso do Sul

O Boletim Epidemiológico da dengue referente à semana 6 deste ano, publicado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (15), traz 2.816 casos prováveis de dengue, um aumento de 36,8% nas notificações em apenas uma semana.

Já em relação aos casos confirmados de dengue, o aumento foi de 116,4%, considerando os 310 registros da semana 5 e os atuais 671 da semana 6. Os óbitos também dobraram e agora a SES investiga duas mortes.

O documento também amplia para 10 o total de municípios de MS com alta incidência de dengue, considerando os casos prováveis. São eles: Aral Moreira, Paranhos, Sete Quedas, Costa RicaCoronel Sapucaia, Laguna Carapã, Chapadão do Sul, Rochedo, e Tacuru.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.