Em uma semana que registrou ataques de cães da raça pitbull no estado de Mato Grosso do Sul, mais um caso foi denunciado por um leitor do Jornal Midiamax. O morador de 35 anos do bairro Moreninhas III conta que, pela segunda vez, os tutores de um cão pitbull permitem que ele fuja pelas ruas e cause pânico e situações perigosas.

A situação do vídeo enviado ocorreu neste domingo (28), onde as imagens mostram o cão perseguindo um outro. Em dado momento, passa também a dirigir-se contra um trabalhador que conduzia uma carroça de recicláveis. O carroceiro usa a própria carroça para se proteger, enquanto o tutor tenta recuperar o controle sobre o animal.

Apenas com a chegada de uma mulher, que aparenta também ser tutora do animal, ele é controlado e levado de volta.

Segundo o denunciante, esta é a segunda vez que esse tipo de fuga acontece. Ele conta que a situação é perigosa para todos da rua Araticum.

“Essa já e asegunda vez que acontece e eutenho duas crianças pequenas, por sorte eu não estava sentado na frente de casa, o que é de costume, então é muito perigosa essa situação”, disse o morador.

O passeio com animais de grande porte não é proibido, porém existe regulamentação. O Artigo 16º do decreto nº 9.882/2007 estabelece que todo cachorro, ao ser conduzido em vias públicas de Campo Grande, deve obrigatoriamente utilizar enforcador ou coleira e guia adequadas ao tamanho.

Além disso, o cachorro precisa estar devidamente registrado no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). O condutor também deve ser maior de 16 anos e possuir força suficiente para controlar os movimentos do animal. O não cumprimento dessas regras pode resultar em infrações sanitárias, multas e penalidades.

Veja o vídeo:

Fale com o Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok