Com um tipo de guincho improvisado, bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal) e veterinários do Rio Grande do Sul, resgataram a égua ilhada no terceiro andar de um prédio na cidade de São Leopoldo.

A equipe sul-mato-grossense compartilhou um vídeo relatando brevemente o momento de salvamento do animal que, provavelmente, buscou fugir da trágica enchente que atinge a região gaúcha.

Os militares montaram uma estrutura firme, já que o animal pesa mais de 200 quilos. O trabalho não é nada simples, por isso, uma grande equipe foi fundamental no resgate. Apesar da reação do cavalo ser imprevisível, a égua foi sedada e socorrida com êxito para o bote dos bombeiros.

“É uma representação vívida dos valores fundamentais de solidariedade, compaixão e dedicação ao bem-estar animal. À medida que testemunhamos essa aliança entre especialistas, é evidente que, quando nos unimos, somos capazes de superar as adversidades mais complexas com a capacidade de fazer a diferença”, descreve os sul-mato-grossenses.

Abrigo

Durante a terça-feira (14), o equino foi alimentado e a janela do apartamento também foi retirada para facilitar o acesso ao cavalo. Em entrevista, Capitão Goulart, responsável pela operação de retirada, afirmou que não é possível dizer com precisão como o animal chegou ao terceiro andar do prédio, que está vazio e foi evacuado.

“Não tem como se afirmar, né? Porque a gente não tem uma imagem de como o cavalo chegou lá. Mas, provavelmente, ele procurou uma forma de buscar um local seguro, deve ter subido pela escadaria do prédio conforme a água ia avançando e ficou, então, preso, de certa forma, nesse apartamento”.

O suposto dono do cavalo, que está em um abrigo na cidade e mora em frente ao condomínio, afirmou, em entrevista à CNN, que foi ele quem colocou o animal no apartamento, com o intuito de protegê-lo. O homem também diz que teve permissão do síndico para colocar o cavalo dentro do apartamento.

Retorno da equipe

Nove militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul que se deslocaram ao Rio Grande do Sul para salvamento de pessoas e animais vítimas das enchentes retornam nesta quinta-feira (16). A recepção acontece no 1° Grupamento de Bombeiros, do Quartel Costa e Silva em Campo Grande, na noite de quinta-feira (16).

A equipe saiu da Capital de MS no último dia 03 e atuou na cidade de São Leopoldo (RS) até o dia 10. Conforme o Corpo de Bombeiros, até esta quinta-feira (16) foram salvas 700 pessoas e animais. Na última terça-feira (13), os números eram de 304 pessoas, 309 animais salvos e 512 ações humanitárias.

Militares da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) e CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo), também atuam no estado gaúcho. No último dia 11, o relatório somado de todas as forças de MS era do resgate de mais de 900 pessoas e 200 animais.