Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com recebimento de 108 mil doses, vacinação contra gripe começa em março no Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, o público-alvo é composto por 1.148.407 pessoas
Osvaldo Sato -
(Arquivo, Midiamax)

Com o recebimento da primeira remessa de vacina contra Influenza, com 108 mil doses, Mato Grosso do Sul deve antecipar a campanha de vacinação, iniciada anteriormente no mês de abril, para o mês de março.

O motivo é o aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Segundo a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, o objetivo desta 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é reduzir as complicações, internações e ainda a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus na população.

Os imunizantes chegaram à sede da coordenadoria de Imunização da SES no final da tarde e, a partir da próxima segunda-feira (18), as doses estarão liberadas para a retirada pelos 79 municípios do Estado.

“O Ministério coloca que a campanha seja iniciada no dia 25 de março, porém assim que o estado receber as doses nós já daremos início a campanha de vacinação, talvez apenas o tempo do município se organizar, porque precisamos liberar as vacinas, liberar os insumos que são seringas e agulhas. Lembrando que cada município tem a sua prioridade, então dará o início de acordo com o que consegue executar dentro do seu território”, afirma Goldfinger.

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação – A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria) – protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.

A vacina contra Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Em Mato Grosso do Sul, o público-alvo é composto por 1.148.407 pessoas. 

Após seu início, a 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio no Estado. O ‘Dia D’ de mobilização está previsto para o dia 15 de abril.

Quem pode se vacinar

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
  • Trabalhadores da Saúde;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Professores dos ensinos básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  • Trabalhadores portuários
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja lista

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Chelsea contraria a lógica, goleia o PSG e garante título do mundial

Policias prendem dupla suspeita de tentativa de homicídio em casa noturna de Dourados

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

escritório

Vereador que integra Comissão de Segurança Pública em Campo Grande tem escritório político invadido e furtado

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

O italiano Jannik Sinner surpreendeu o espanhol e atual campeão Carlos Alcaraz por 4-6, 6-4, 6-4, 6-4. Esta é sua primeira vitória em um Grand Slam em Wimbledon, mas ele já possui outros três títulos , o Australian Open de 2024, o US Open de 2024 e o Australian Open de 2025. Fotos: Reprodução/ Rede … Continued

MidiaMAIS

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Cantor deu uma espiada na plateia antes do show e comentou o que achou da quantidade de gente

Brasil

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

O presidente ainda se reúne às 16h com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho

Esportes

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Clima de nervosismo dominou a surpreendente vitória de 3 a 0 do Chelsea sobre o favorito PSG