As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Universitário e Coronel Antonino passaram a receber nesta quarta-feira (3) ações de melhoria do atendimento a pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista). 

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), pacientes com TEA e seu acompanhante terão prioridade no atendimento nas unidades de urgência e emergência. Para isso, paciente ou cuidador deverá apresentar o cordão de quebra-cabeça ou a carteira de identificação da pessoa com TEA. 

Inicialmente, nessas duas unidades, equipes de saúde e usuários receberão materiais educativos para orientar sobre o atendimento desse público. Profissionais da rede de saúde também deverão passar por treinamentos para atender diretrizes e protocolos específicos para a assistência desses pacientes.

A implementação da mudança começará pelas UPAS Universitário e Coronel Antonino por estarem localizadas em regiões estratégicas e terem atendimento adulto e infantil 24h, segundo a Sesau. 

Além disso, essas unidades também atendem demandas espontâneas de pacientes e regulação via bombeiro e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para atendimento ao paciente com TEA.

Entre as mudanças previstas estão consultórios sensoriais adaptados e salas de estabilização para crises sensoriais, que deverão ser implementadas nos próximos meses.