A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino e Universitário recebem a partir desta quarta-feira (3) a distribuição de materiais educativos com orientações sobre a prioridade nos atendimentos de pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

O projeto desenvolvido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e aplicado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) pretende assegurar que o paciente ou seu acompanhante tenha prioridade em toda a linha de cuidado nas unidades de urgência e emergência.

“Para garantir o atendimento prioritário, será solicitada a apresentação do cordão de quebra-cabeça ou da carteira de identificação da pessoa com TEA, por parte do paciente ou seus cuidadores”.

As unidades foram escolhidas para receber o projeto neste primeiro momento por estarem localizadas em regiões estratégicas e possuírem atendimento adulto e infantil 24h todos os dias da semana. Essas unidades estão preparadas para atender às demandas espontâneas de pacientes e regulação via bombeiro e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), para atendimento ao paciente com TEA, conforme a Sesau.

“Inovações como consultórios sensoriais adaptados e salas de estabilização para crises sensoriais são parte do esforço para tornar o ambiente mais acolhedor para os pacientes com TEA, evidenciando a importância de um atendimento mais humanizado, que reconheça e respeite as particularidades de cada indivíduo. Estas estruturas deverão ser implementadas nos próximos meses”.

O Plano de Atendimento à Pessoa com TEA está sendo aplicado para capacitação de servidores da saúde, estabelecendo diretrizes claras e protocolos específicos para a assistência desses pacientes.