Trabalhadores da Energisa protestam contram sobreaviso obrigatório e não remunerado
Concessionária afirma que medida é prática tradicional da companhia e que atende às regulamentações da ANS e do ONS
Guilherme Cavalcante –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Trabalhadores da Energisa, concessionária de fornecimento de energia em Mato Grosso do Sul, realizaram na manhã desta quinta-feira (26) paralisação em protesto à decisão da empresa de aplicar, à revelia dos funcionários, regime de sobreaviso durante as festas de fim de ano.
Segundo o Sinergia (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e do Comércio de Energia em Mato Grosso do Sul), trabalhadores teriam sido submetidos unilateralmente ao regime de sobreaviso não remunerado durante o período de fim de ano.
O sindicato pontuou, ainda, que trabalhadores teriam tido folgas canceladas e que teriam sido escalados “arbitrariamente, de última hora, a ficarem de sobreaviso durante o Natal e o Ano Novo”. Relatos de algumas equipes que estariam há mais de 30 dias em viagem também indicam que houve surpresa com a obrigatoriedade de trabalhar no período de festas.
“A atitude da Energisa causou revolta entre os trabalhadores e grande preocupação para o Sindicato devido ao cansaço a qual os eletricitários estão submetidos. O esgotamento físico e mental são fatores de riscos que levam a acidentes graves na rede elétrica, evidenciando a contradição entre o discurso da Energisa sobre priorizar a segurança no trabalho e o verdadeiro cuidado com a vida dos eletricistas”, traz a nota da Sinergia.
Conforme a entidade, a paralisação em Campo Grande durou cerca de 1,5 hora em Campo Grande.
O que diz a concessionária
Procurada pela reportagem, a Energisa afirmou que segue o “Plano de Operação Especial para minimizar efeitos de eventuais interrupções de energia e garantir maior agilidade nos atendimentos no período das festividades de final de ano”. Nesse contexto, a adoção do plano seria uma “prática tradicional da Companhia e também atende às regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Operador do Sistema Nacional (ONS)”.
Confira a nota da Energisa na íntegra:
“A Energisa esclarece que está ativo o Plano de Operação Especial para minimizar efeitos de eventuais interrupções de energia e garantir maior agilidade nos atendimentos no período das festividades de final de ano. A medida é uma prática tradicional da Companhia e também atende às regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Operador do Sistema Nacional (ONS).
De acordo com o Plano de Operação Especial, equipes de eletricistas de plantão são alocadas em pontos estratégicos dos municípios do Mato Grosso do Sul para facilitar a logística em caso de contingências”.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Família voltava de Campo Grande para Corumbá quando sofreu acidente em que menino morreu na BR-262
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
Últimas Notícias
Pânico causado pelos fogos gera alta demanda de cães desaparecidos após festas de Natal em Campo Grande
Em Campo Grande, diversos anúncios de cães desaparecidos surgiram após as festas de Natal
Em 17 dias de operação, acidentes reduziram em 48% e mortes a 20% nas rodovias estaduais de MS
Foram registrados 21 acidentes enquanto no ano passado foram 41. Foram 4 óbitos em acidentes, contra 5 em 2023, redução de 20%
Após vaca morrer ao cair em fossa; saiba o que fazer em situações semelhantes
A situação inusitada gerou dúvidas sobre como proceder em casos semelhantes envolvendo animais de grande porte em perigo
Contratos do Governo de MS com fornecedores de cestas básicas supera R$ 46 milhões
Valor se refere à soma de extratos de contrato publicados neste mês
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.