Nesta sexta-feira (2), o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) retomou as atividades da Ejud-MS (Escola Judicial). Na ocasião, o Des. Sérgio Fernandes Martins destacou a importância da conexão do polo com a sociedade para cumprir demandas necessárias.

“Nesses desafios, enxergo a presença ativa da Escola Judicial de MS nos guiando, instruindo, formando e, acima de tudo, estimulando o debate e a reflexão madura que a realidade nos convida diariamente a vivenciar e sobre ela interferir”, afirmou em seguida.

Ele citou, ainda, que o papel da Escola Judicial é justamente promover o treinamento, a capacitação, o aperfeiçoamento e a especialização de magistrados e servidores, difundindo o conhecimento que está cada vez mais integrado, “porque a tecnologia da informação rompeu as fronteiras e barreiras entre as pessoas e nações”.

O presidente também destacou que o Judiciário deve ser técnico e imparcial, mas não isolado da sociedade. “É preciso não só estar aberto para o mundo, mas captar o sentimento e as demandas de uma comunidade cada dia mais global e multiforme, seja no âmbito estadual, seja no local, em cada comarca”, afirmou o desembargador, salientando que é preciso estar preparado para conviver, convergir ou divergir em padrão local e também num contexto cada vez mais abrangente. “Não podemos parar de aprender”, finalizou.

Des. Sérgio Fernandes Martins (Foto: Divulgação, TJMS)