O tempo em Mato Grosso do Sul vai exigir mais hidratação dos moradores durante o mês de abril, com a atuação de uma massa de ar quente e seco nos próximos dias, aliado ao avanço de uma alta pressão atmosférica que favorece a elevação gradual das temperaturas.

Apesar do alerta nacional, o Estado deve enfrentar o domínio de calor intenso. Segundo meteorologista Vinícius Lucyrio, do monitoramento Climatempo, há chances do ar frio entrar pelo interior do continente, trazendo queda de temperatura em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, até mesmo no sul da Amazônia, mas com uma barreira do ar quente seco.

“Esse ar mais frio ele deve escoar pelo leste do país, influenciando mais o leste da região sul, trazendo quedas de temperatura um pouco maiores para sul e leste de São Paulo, até mesmo áreas do interior, interior e centro-sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e Espírito Santo, que podem ter algumas quedas mais expressivas de temperatura e nessas áreas a temperatura desvia um pouco menos em relação à média, ela fica mais próxima da normalidade, mas com um ligeiro viés positivo”, explica.

chuva
Informativo de previsão de chuva quinzenal do Inmet

Chuvas irregulares

O informativo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que até o dia 17 de abril, a chuva no Estado deverá ser irregular, com total em torno de 40 milímetros.

A previsão do instituto é de temperaturas altas nos próximos dias, que podem ultrapassar 30°C em Mato Grosso do Sul. As mínimas devem superar os 24°C em áreas pontuais do Estado até o domingo (7).

Com isso, os municípios podem registrar chuvas irregulares no decorrer da semana, mas sem grandes volumes ou temporais. A condição de chuva vai seguir associada ao calor e à entrada de pouca umidade.

Em 2023, conforme os dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as chuvas ficaram abaixo da média histórica em grande parte do Estado, com chuvas acumuladas entre 60 e 80 mm ao centro-norte e oeste e entre 80 e 100 mm na região central, norte e oeste.

Durante os primeiros 15 dias do mês as chuvas estiveram associadas ao deslocamento de cavados, disponibilidade de calor e alta umidade, juntamente com a atuação mais frequente de sistemas de baixa pressão atmosférica.

Hidrate-se

O tempo seco causa impacto na saúde, as recomendações da SES (Secretaria Estadual de Saúde) podem amenizar o desconforto nos próximos dias:

  • beber bastante água, mesmo sem sentir sede;
  • evitar atividades físicas durante o período de calor;
  • usar protetor solar e roupas leves e ter resfriadores evaporativos e/ou cortinas para manter a temperatura interna mais amena;
  • umidifique o ar.