Pular para o conteúdo
Cotidiano

Surto de doenças respiratórias superlota hospitais particulares com espera de até 4 horas

Situação é semelhante a de UPAs, que têm lotação de pacientes com sintomas respiratórios
Aliny Mary Dias -
Hospital particular tem espera superior a 4 horas (Foto: Leitor Midiamax)

O aumento dos casos de doenças respiratórias, que atingem principalmente as crianças, superlota pronto atendimento até de hospitais particulares de . Em um hospital localizado na Avenida Mato Grosso, o tempo de espera para atendimento médico passa das 4 horas na manhã desta terça-feira (30).

Diante do aumento de casos, que também superlota as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), a prefeitura de Campo Grande avalia decretar situação de emergência de saúde. A medida visa acelerar processos de abertura de novos leitos, incluindo até compra em rede particular se houver necessidade.

Na manhã desta terça, leitores do Jornal Midiamax afirmam que o pronto atendimento do Hospital da Unimed, na Avenida Mato Grosso, está lotado. Pacientes com sintomas respiratórios aguardam atendimento desde as 7 horas da manhã.

Na semana passada, hospitais particulares informaram que o tempo de espera para atendimento médico na pediatria chegava a 5 horas, a exemplo do Hospital da Cassems.

Para quem tem o plano da Unimed, uma das saídas para não enfrentar a lotação dos hospitais é o Pronto Atendimento Digital, ferramenta que permite consulta do paciente com um médico via internet. No entanto, o serviço disponível em uma cabine no pronto atendimento do hospital da Avenida Mato Grosso apresentou falhas nesta manhã.

Nesta segunda, a Unimed informou, por meio da assessoria de imprensa, que um surto de influenza A é o que tem feito aumentar os casos de pacientes com sintomas respiratórios. A vacinação contra a gripe é uma das saídas para evitar evolução de casos graves.

“Outro ponto importante é, se estiver doente, evite exposição pública para reduzir o contágio por em torno de 5 dias e use máscara nas ruas. Procure ajuda médica para amenizar os sintomas, mesmo que seja uma síndrome viral autolimitada, tende a piorar bastante a qualidade de vida. Também é importante evitar aglomerações ou ambientes fechados. E ao entrar em contato com algum local de possível contaminação, usar o álcool 70 ou ter o hábito de lavar as mãos com água e sabão”, disse o médico otorrinolaringologista Bruno Nakao.

A reportagem entrou em contato com a Unimed para mais detalhes sobre o tempo de espera dos pacientes e a lotação no hospital, e aguarda retorno.

Emergência em saúde

Nesta terça-feira (30), a secretária Rosana Leite esteve na Câmara Municipal, onde se reuniu com vereadores e falou sobre a situação. A avaliação do decreto de emergência está sendo feito pelo COI-SRAG (Conselho de Operações de Emergência), que foi ativado recentemente.

“Essa ação tenta mitigar e prevenir, para que a população tenha bastante consciência, porque os postos estão superlotados, estamos demorando em média duas a três horas para atendimento. Bastante sobrecarregados, por isso instauramos o COE- Centro de Operações de Emergência, como estratégia com os hospitais e OS para dar atendimentos para toda população”, disse a secretária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fina estampa novela

Globo anuncia nova reprise da novela Fina Estampa; saiba os detalhes

tereza cristina carne senado eua missão trump

Nelsinho e Tereza podem ir aos EUA pedir maior prazo para o tarifaço de Trump

ccrs

Concessionária MSVia tem 25 vagas abertas para equipes de atuação na BR-163 no Estado

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Cassems

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Câmeras identificam homem armado no centro de Campo Grande e GCM prende suspeito

Homem alegou que encontrou a arma em uma caçamba

Emprego e Concurso

Empretec: Sebrae abre nova turma de curso destinado a quem quer ser empreendedor

Curso tem carga horária de 60 horas, com aulas das 8h às 18h

Cotidiano

Conselho de consumidores de energia denuncia cortes na Aneel e teme desequilíbrio no setor

Para entidade, problemas na Aneel colocam em risco o equilíbrio do setor de energia elétrica e a proteção dos consumidores

Política

Alems finaliza primeiro semestre com aprovação de 92 projetos e rejeição de outros 55

Foi apresentado um balanço das atividades do legislativo no primeiro semestre de 2025, antes do recesso parlamentar