Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sol escaldante e pouca chuva: O que esperar do verão em Mato Grosso do Sul?

Verão começa na madrugada deste sábado (21)
Karina Campos -
sol Ana Laura Menegat
Calor predomina em MS.(Arquivo Midiamax)

O esperado verão começa neste sábado (21), período caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos em função da posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao sul. A estação costuma favorecer chuvas e sol. O que é esperado para ?

De acordo com o prognóstico do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão climatológica para os próximos três meses, de janeiro a março de 2025, a previsão de chuvas irregulares. Este cenário pode dificultar a recuperação das condições hídricas da região.

Além disso, mesmo que as chuvas se mantenham dentro da média histórica nos próximos meses, isso não será suficiente para reverter o cenário de seca que afeta a região central do país, incluindo o Estado.

Chuva de verão

Uma característica típica do verão são as mudanças repentinas do tempo, ocorrendo chuvas de rápida duração, pancadas de chuvas ou, tecnicamente, como chuvas convectivas.

Dependendo do ambiente atmosférico atuante, as chuvas de curta duração podem se tornar tempestades intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. A maior frequência de ocorrência dessas tempestades é, normalmente, no período da tarde devido ao maior aquecimento diurno.

A chuva esperada para o trimestre, conforme o histórico de dados, indica que em grande parte do estado, as chuvas variam entre 500 a 600 milímetros. Nas regiões leste/nordeste e oeste do estado as chuvas variam entre 400 a 500 mm.

verão
Monitoramendo do verão ()

Onda de calor

Já as temperaturas devem ficar acima da média histórica, o que favorece a formação de períodos de onda de calor e ausência de nuvens com chuva.

O monitoramento descreve que as projeções de clima indicam uma possível ocorrência do fenômeno La Niña, contudo, neste momento segue em condições de neutralidade. Atualmente, o oceano Pacífico Equatorial está em modo neutro.

Sendo assim, a previsão para probabilidade de fogo e incêndios de janeiro a fevereiro estão ao nível de observação e baixa probabilidade em grande parte do Estado, com exceção do Pantanal, com alerta de atenção.

Os dados climatológicos mostram que a média esperada na maioria do Estado vaia de 24 a 26°C. Nas regiões noroeste e partes do nordeste do estado, as temperaturas variam entre 26 e 28°C no trimestre de janeiro a março.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Jovem está assustada e aguarda resgate há mais de dez horas

Após 16 horas de espera, equipe de resgate chega a brasileira que caiu em trilha na Indonésia

santa casa

Mulher é encontrada caída em banheiro com diversos ferimentos em Campo Grande

Operação Lei Seca aborda 690 veículos e aplica 77 notificações em Campo Grande

Homem é internado na Santa Casa após ser agredido por desconhecido em bar de MS

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Náutico e Operário entram em campo para decisão do Estadual Sub-13

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Beyoncé e Miley Cyrus brilham em Paris com dueto surpresa na turnê Cowboy Carter

Paris foi palco de um momento inesquecível na noite passada: Beyoncé e Miley Cyrus surpreenderam o público ao subirem juntas ao palco da turnê Cowboy Carter. Com looks dourados e luxuosos, as artistas protagonizaram um dueto eletrizante da faixa “II Most Wanted”, marcando a primeira participação especial da turnê. A apresentação surpresa levou os fãs … Continued

Brasil

Qual foi a origem do fogo no balão que caiu em Santa Catarina?

Região do acidente é conhecida como Capadócia Brasileira

Polícia

Polícia encontra veículo furtado em Bataguassu dentro de condomínio em MS

A ação foi realizada por equipe da Força Tática e BPMRV

Cotidiano

Após mega vazamento de dados, confira passos para proteger informações digitais

Vazamento de dados pode ter atingido mais de 16 bilhões de senhas