A frente fria ganha força em Mato Grosso do Sul, com predomínio do sol e variação de nebulosidade nesta sexta-feira (28). Ainda no entardecer, a temperaturas devem cair consideravelmente, nas regiões sudeste, sul, oeste e sudoeste do Estado.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a situação meteorológica ocorre devido a passagem da frente fria aliada ao transporte de calor e umidade e atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar entre 25 e 35%.

Campo Grande amanhece com a mínima de 17ºC e a máxima de 29ºC. Dourados começa o dia com 15ºC e chega aos 30°C ao longo do dia. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã apresenta variação entre 17°C e 28°C. Anaurilândia, na região Leste, tem mínima de 16ºC e máxima de 31ºC.

Ainda segundo o monitoramento, no Bolsão, Paranaíba e Três Lagoas registram 33ºC nos horários mais quentes do dia, com mínimas de 17ºC e 20°C, respectivamente. Em Coxim, na região Norte, os termômetros marcam 14ºC inicialmente e atingem 32ºC à tarde.

Em Corumbá, no Pantanal, a mínima é de 18ºC e a máxima de 32ºC, já Aquidauana, na mesma região, tem 15ºC pela manhã e máxima de 32ºC. Na região Sudoeste, os valores no município de Porto Murtinho variam entre 18ºC e 31ºC.

Frio de 12°C

A estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que a menor temperatura desta madrugada foi registrada em Amambai, com 12,7°C. Campo Grande, apesar da sensação térmica de 14°C, marcou 18°C nas primeiras horas da manhã.

Contudo, a umidade relativa do ar exige hidratação. O instituto renovou o alerta de baixa umidade do ar em todo o Estado.