Mato Grosso do Sul continua enfrentando altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar nesta sexta-feira (10). A previsão é de sol com poucas nuvens, sem chance de chuvas significativas.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de uma alta pressão atmosférica. Este sistema meteorológico continua favorecendo o bloqueio atmosférico sobre o centro do país, inibindo a formação de nuvens e chuvas. Aliado a este sistema, os ventos do quadrante norte intensificam o ar quente e seco sobre Mato Grosso do Sul.

Campo Grande amanhece com mínima de 22°C e deve chegar aos 33°C nos horários mais quentes. Em Dourados, a mínima é de 21°C e a máxima de 34°C. Nas regiões Cone-Sul e Leste, Anaurilândia e Iguatemi apresentam temperaturas semelhantes, com variação entre 22°C e 34°C.

Paranaíba, na região do Bolsão, tem mínima de 18°C e máxima de 33°C; Três Lagoas, na mesma região, amanhece com 20°C e atinge 34°C à tarde. Na região Norte, os valores em Coxim variam entre 18°C e 34°C.

Ainda segundo o monitoramento, no Pantanal, Corumbá marca 22°C inicialmente e chega aos 33°C, já Aquidauana registra 21°C pela manhã e 35°C ao longo do dia. Em Porto Murtinho, na região Sudoeste, as temperaturas variam entre 19°C e 32°C.

Cuide-se

O tempo quente e seco traz impactos na saúde dos moradores, a recomendação é

  • Ingerir bastante água
  • Umidificar os ambientes
  • Evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia
  • Evitar desgaste físico nos horários mais quentes