Sobrevivência: Lontras flagradas em Campo Grande podem ter feito longa viagem em busca de alimentos

Biólogo explica que deve ser um comportamento em busca de alimento e, provavelmente, só uma passagem delas por ali e não uma residência

Valesca Consolaro – 03/09/2024 – 16:09

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Lontras flagradas no córrego Prosa (Reprodução)

Em Campo Grande, lontras foram flagradas brincando em córregos pela segunda vez em menos de dois meses Em julho, foram vistas no Segredo e, na manhã desta terça-feira (3), no Prosa. Os registros são incomuns e, diante dos casos inusitados, a reportagem do Midiamax conversou com biólogos.

Segundo o biólogo Pablo Dutra, especialista no comportamento de lontras e ariranhas, a aparição desses animais em ambientes urbanos não é muito frequente, mas pode ocorrer.

“As lontras, são animais que são mais generalistas. Elas comem uma diversidade de alimentos e se abrigam também em lugares que não são necessariamente feitos para elas. O ideal seria um ambiente que tem um rio saudável e com um barranco e uma mata ciliar preservada”, explicou o especialista.

Conforme destacado por Pablo, o córrego Prosa não tem essas características, a exemplos de barranco onde ela conseguiria se abrigar. Em função da estrutura de concreto, elas não conseguem se abrigar no local. Há ainda uma má qualidade do rio, considerando ser em ambiente urbano, onde também tem muitos dejetos e lixo.

“Deve ser um comportamento mesmo de busca de alimento e, provavelmente, só uma passagem delas por ali e não uma residência”, disse.

Tempo seco e diminuição de ambientes aquáticos

Ainda conforme o biólogo Pablo, há de se considerar que estamos um período muito seco, predominando a escassez de chuva.

“Isso provoca também uma diminuição dos ambientes aquáticos e dificulta a procura de alimento, o que faz esses indivíduos procurarem lugares que eles não costumam utilizar ou ampliar mesmo a distância”, destacou.

Logo, os animaizinhos encontram mais dificuldade de encontrar alimentos em seus habitats, fazendo, por vezes, longas viagens à procura do que comer.

Lontras costumam aparecer em ambientes urbanos pelo Brasil

Em contato com outra bióloga, Caroline Leuchtenberger, também especialista no comportamento desse animal, ela explicou que, Brasil à fora, é relativamente comum lontras serem vistas em ambientes urbanos.

“Tem uma distribuição bem ampla no Brasil e são menos sensíveis que as ariranhas à perturbação humana. Mas é raro avistá-las durante o dia, pois em áreas mais perturbadas costumam ser noturnas. E são solitárias. Provavelmente esses indivíduos são um casal, que costuma se encontrar em época reprodutiva ou mãe e filhote”, explicou, referindo-se às duas lontras flagradas na manhã desta terça-feira (3). Confira o vídeo:

Aparição anterior, em julho

Em meados de julho deste ano, uma lontra também foi flagrada nadando no Córrego Segredo, em Campo Grande, nas proximidades da avenida Ernesto Geisel. As imagens do animal foram compartilhadas nas redes sociais pelo Ecoplantar, nesta quarta-feira (17).

Segundo o Ecoplantar, elas começaram a aparecer mais há uns quatro anos, depois que começaram a reflorestar as margens do parque.

O vídeo mostra uma lontra mergulhando nas águas, em plena região urbana da cidade. Sobre as imagens, há um questionamento: “Na sua cidade tem lontras nadando nos córregos livremente?!”, com a mensagem terminando na legenda: “Aqui em Campo Grande tem”. Confira o vídeo:

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados