As inscrições para o Sisu (Sistema de Unificada) 2024 estão abertas. O prazo vai desta segunda-feira (22) até quinta-feira, dia 25 de janeiro e para Mato Grosso do Sul, serão 4.430 mil vagas do programa disponíveis. O sistema é o principal meio de ingresso para o Público.

A novidade deste ano é que o Sisu passa a ter apenas uma edição anual. No total, serão ofertadas 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior de todo o Brasil. Em MS, as 4.430 vagas correspondem a 1,7% do total do país.

Os interessados em tentar uma vaga devem se inscrever no prazo indicado por meio do Portal Único de Acesso. Os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, usados na seleção, foram divulgados na última terça-feira (16).

As vagas oferecidas no Sisu são para com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestre de 2024, conforme os Termos de Adesão assinados pelas instituições. Ao todo, participam 127 universidades.

Como se inscrever

Para participar do processo seletivo, o candidato deve acessar a página do Sisu e clicar no ícone de “fazer inscrição”. Na próxima página, clicar em “Entrar com Gov.br” e após realizado o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas no Enem 2023.

Na inscrição, o candidato deve preencher um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e por fim, escolher até duas opções de cursos dentre as ofertas disponíveis.