A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de ) está apurando um possível caso de vírus da raiva em um pitbull, após um de 60 anos morrer depois de ser mordido pelo animal no último domingo (14), no Los Angeles, em Campo Grande. O último caso de raiva em foi registrado em 2011 na Capital.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pelo filho do homem, a mordida ocorreu na rua e atingiu a mão direita do idoso. Após quatro dias internado na Santa Casa, o homem morreu nessa quinta-feira (18) com disfunção hepática renal e falência de múltiplos órgãos. Não se sabe se o animal tem dono ou onde mora.

A Sesau informou que o animal foi recolhido ainda no domingo (14) e encaminhado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande) para cumprimento dos protocolos de verificação da raiva. O pitbull precisa ficar 10 dias em observação para verificar se há sinais de alteração química no animal.

A secretaria disse ainda que a princípio, não há indícios de alteração no quadro do animal, mas só será possível ter confirmação de descarte de infecção pelo vírus após o dos 10 dias de protocolo. Caso nos próximos dias ele manifeste sinais da doença, o próximo passo será a coleta do material biológico do cão e análise laboratorial.

Conforme a Sesau, o animal está em observação e deve permanecer assim por 10 dias, tempo em que a doença costuma se manifestar. Caso isso não aconteça, o diagnóstico de raiva é descartado.

56 anos sem registros em humanos

A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal.

O último caso de raiva canina registrado em Campo Grande foi em 2011. Ainda segundo a Sesau, em humanos, o último caso foi registrado em 1968.