Em nota na noite desta segunda-feira (10), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informa que foi aberto procedimento interno para verificar caso em que mãe de paciente de 1 ano e 3 meses foi chamada de palhaça, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário, em Campo Grande, na manhã desta segunda.

A Sesau diz que não compactua com nenhum tipo de conduta inadequada, seja dos servidores ou de pacientes e reitera que tem tomado todas as medidas necessárias. Mulher de 33 anos filmou o momento em que foi chamada de palhaça pela enfermeira chefe na UPA e por isso procurou a polícia.

Na delegacia, ela relatou que levou o filho, de 1 ano e 3 meses, que está doente. Foi constatado febre alta na criança durante a triagem e, ainda segundo ela, a espera por atendimento já estava em três horas e o quadro de saúde do menino começou a piorar.

Ele começou a vomitar sem parar, fato que causou desespero na mãe, por causa da demora. Ela então passou a pedir socorro e urgência para atendimento. Ela, junto com o filho, foi levada para conversar com a enfermeira, que teria alegado sobre o atendimento médio que é de quatro horas de espera, fato que gerou revolta da mãe, segundo ela.

A mulher de 33 anos conta que então passou a filmar a situação, fato que gerou discussão. A enfermeira então a teria chamado de “f…. d. ….” e palhaça. Ela ressalta que em momento algum desacatou a enfermeira. O caso foi registrado como injúria, na Depac Centro.

Leia nota:

A Sesau lamenta o ocorrido e informa que já foi aberto procedimento interno para verificar os fatos e será instaurado sindicância após os procedimentos iniciais. É importante ressaltar que a pasta não compactua com nenhum tipo de conduta inadequada seja dos servidores ou de pacientes e reitera que tem tomado todas as medidas necessárias para assegurar a assistência adequada à população frente ao aumento de casos de doenças respiratórias no município, o que tem ocasionado a sobrecarga nos serviços de saúde , da rede pública e privada. As escalas das unidades foram reforçadas e recentemente foi publicado decreto ampliando o número de plantões dos profissionais médicos nas UPAs e CRSs. Tal medida é uma resposta diante desse aumento de demanda. Por essa razão, a Sesau também pede compreensão da população, uma vez que, como mencionado, o eventual aumento de demanda gera um maior tempo de espera, embora o mesmo esteja ocorrendo seguindo todos os protocolos de atendimento , assegurando que os pacientes sejam atendidos em até 4h para os casos de menor gravidade.