A (Secretaria Municipal de Saúde de ) descartou contaminação por raiva em um cachorro da raça pitbull, que mordeu um no dia 14 de janeiro. O animal estava na rua e passou por 10 dias de observação, já o idoso morreu dias após a situação.

O caso aconteceu no bairro Los Angeles, em Campo Grande, o animal foi recolhido e passou os 10 dias em observação no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande) para cumprimento dos protocolos de verificação da doença.

Segundo a Sesau, o animal estava em estado avançado de leishmaniose e precisou passar por eutanasia, ou seja, foi sacrificado, seguindo protocolo do SUS (Sistema Único de Saúde).

Morte de Idoso

Conforme boletim de ocorrência registrado pelo filho do homem, a mordida ocorreu na rua e atingiu a mão direita do idoso. Após quatro dias internado na Santa Casa, o homem morreu com disfunção hepática renal e de múltiplos órgãos. Não se sabe se o animal tem dono ou onde mora.

De acordo com a Sesau, o pitbull precisou ficar 10 dias em observação para a verificação de sinais de alteração química, período em que a zoonose costuma se manifestar. Como não houve indícios de mudança no quadro do pitbull, o diagnóstico de raiva foi descartado.

56 anos sem registros em humanos

A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal.

O último caso de raiva canina registrado em Campo Grande foi em 2011. Ainda segundo a Sesau, em humanos, o último caso foi registrado em 1968.