Servidores das divisões de fiscalização do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) passaram por curso de pilotagem, mapeamento e processamento de imagens de aeronaves remotamente pilotadas, os drones, para atuar nas atividades de fiscalização e nos levantamentos de campo da instituição.

De acordo com o TCE-MS, 10 servidores participaram do curso para atender às demandas da divisão de Fiscalização de Obras, Serviços de Engenharia, da divisão de Fiscalização de Gestão da Educação e da consultoria de Projetos Especiais e Meio Ambiente.

Na visão do engenheiro ambiental e servidor da Corte de Contas, Ruhan Lima, o emprego de ferramentas que permitam a obtenção e processamento de imagens aéreas é necessário para que os servidores consigam resultados técnicos ainda mais precisos, “com a elaboração de mapas dedicados, relatórios e pareceres bem sustentados.” 

Antes da capacitação somente dois servidores eram responsáveis pela pilotagem do aparelho. O curso foi ministrado pela engenheira ambiental e mestre em Recursos Naturais, Jaiza Santos Motta, que é instrutora do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).