Servidores aposentados lotam Governadoria reivindicando desconto da previdência

Com faixas, grupo pedia reunião para discutir o desconto de 14% em aposentadorias e pensões

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Governadoria
Servidores aposentados em protesto na Governadoria (Fala Povo)

Servidores aposentados e pensionistas se reuniram no estacionamento na Governadoria de Mato Grosso do Sul, reivindicando a revisão no desconto de 14% na aposentadoria e pensões. O grupo ocupou a entrada do prédio no Parque dos Poderes, em Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (31), com faixas.

Desde o ano passado, a categoria se mobiliza pedindo a revisão nos valores descontados em folha. Segundo eles, uma reunião está prevista com o governador Eduardo Riedel e o secretariado.

“Os servidores cobram uma redução e mesmo extinção do desconto para algumas faixas salariais, conforme já feito em outros estados que também implementaram a reforma da previdência ao nível estadual”, relatam.

Segundo Ione Rojas, servidora do judiciário, em alguns estados o desconto foi extinto até uma determinada faixa salarial e sendo progressiva de acordo com os salários e pensões, como acontece com imposto de renda.

A categoria já havia se manifestado na segunda-feira (29), aproveitando a visita da ministra Cida Gonçalves para pedir uma reunião com o governador Eduardo Riedel.

“O governo desconta todo mês de nós aposentados. É um abuso e desumano. Tem pessoas com doença terminal, com deficiência e continua pagando. Queremos derrubar isso. Nossa vida piorou muito com a reforma previdenciária desde 2021. São três anos de descontos. O governo já está sensível e nós dissemos que vamos entregar o projeto de lei neste ano e nos queremos já. Estamos apenas pressionando. Temos um grupo com vários servidores aposentados com mais de mil pessoas”, relatou um dos manifestantes.

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá