Semana com extremos: Umidade do ar despenca para 5% e calor deve ultrapassar 41°C

Previsão indica que chuva permanece escassa em todo o Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
sol
Sol e fumaça em Campo Grande (Ana Laura Menegat, Midiamax)

A semana será de extremos em Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima da média e umidade relativa do ar despencando para 5%. A partir desta segunda-feira (9), os termômetros podem ultrapassar os 41°C.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o sol será protagonista, com variação de nebulosidade. As temperaturas máximas devem variar de 38 a 42%.

A previsão indica a continuidade do tempo firme com sol e poucas nuvens no estado de Mato Grosso do Sul. Essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que atua como um bloqueio atmosférico, inibindo a formação de nuvens, favorecendo o tempo quente e seco no Estado.

Durante o período da tarde, a umidade relativa do ar fica muito baixa, em torno de 5 e 20%. Por isso recomenda-se beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidificar os ambientes. Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, tornam o ambiente atmosférico favorável para a ocorrência de incêndios florestais.

Em relação às temperaturas, até a quarta-feira (11), as temperaturas estarão estáveis e acima da média. Sendo previstas mínimas entre 18 e 23°C e máximas entre 35 e 39°C para as regiões sul, sudeste, bolsão e leste do Estado.

Nas regiões pantaneira, sudoeste e norte esperam-se mínimas entre 20 e 27°C e máximas entre 38 e 42°C. Em Campo Grande, mínimas entre 22 e 24°C e máximas entre 36 e 39°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Já na quinta-feira (12), a previsão indica tempo firme com sol, porém com aumento de nebulosidade, principalmente na metade sul e oeste do Estado. Essa situação ocorre pela aproximação de uma frente fria, aliada à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai.

Em relação às temperaturas, são previstas mínimas entre 21 e 24°C e máximas entre 34 e 39°C para as regiões sul, sudeste, bolsão e leste do Estado. Nas regiões pantaneira, sudoeste e norte esperam-se mínimas entre 22 e 27°C e máximas entre 35 e 40°C. Em Campo Grande, mínimas entre 23 e 25°C e máximas entre 35 e 37°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Frente fria

O fim de semana terá dois dias de ameno, com mudanças no tempo devido ao avanço de uma frente fria aliada ao intenso transporte de calor e umidade, com a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai.

Estes sistemas meteorológicos deverão favorecer aumento de nebulosidade, probabilidade para chuvas e queda nas temperaturas, com destaque para as regiões sul, sudeste, central, sudoeste e oeste do Estado.

Conteúdos relacionados

Movimento no centro de Campo Grande
abelha