O esperado Consultório Móvel da Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal) inicia nesta quinta-feira (20) os atendimentos veterinários gratuitos em bairros de Campo Grande. No primeiro dia não há limites de senha, com o ônibus estacionado no Rua Piassanguaba, 1145, no Jardim Tijuca.

A subsecretária da pasta, Ana Luiza Lourenço, explica que a expectativa para o primeiro atendimento é de 300 animais atendidos, das 8h às 11h. Estarão sendo disponibilizados exames preventivos, avaliação de qualquer doença, medicação contra pulga e carrapato, vermifugação, microchipagem e avaliação para castração de cães e gatos.

“Estamos dando um grande passo. Nesse um ano e meio fazendo o atendimento na unidade central, devido aos indicadores de resultados e avaliando capitais, estamos em primeiro lugar no ranking de mais atendimentos públicos veterinários de todo Brasil. Vendo a população pedir algo a mais, nós atendemos o anseio com o nosso ônibus. Há dois consultórios que vão estar indo em bairros diferentes, levando todo o serviço veterinário”.

consultório
Atendimento veterinário é gratuito (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Calendário do consultório móvel

Lourenço ainda ressalta que desde a inauguração da sede da subsecretaria foram atendidos mais de 31 mil animais. Seguindo o calendário, na sexta-feira (21), o consultório móvel estará na Escola Municipal Senador Rashid Saldanha, no Jardim Noroeste, das 8h às 11h. Já entre 1 e 5 de julho no Cras da Vila Popular, das 8h às 11h e das 13h às 15h, com limite de 10 senhas por período. De 8 a 12 de julho, o atendimento segue para o bairro Vida Nova, com os mesmos horários e limitação de senha.

Ajuda para tutores

Lisa Rita, terapeuta de 44 anos, aproveitou a oportunidade para consultar os três cachorros, Vick, Duda e Pedrita, na expectativa de conseguir a castração. Ela tenta a cirurgia, pois o procedimento em uma unidade particular custa caro.

“Nós ficamos aguardando e viemos. Uma delas ficou ansiosa e até fugiu, porque tem muita gente. Mas agora estão calmas”.