Após 10 dias de atraso, a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) publicou na edição desta sexta-feira (3) a primeira lista de candidatos aprovados e inabilitados para o programa MS Supera. O resultado era aguardado com ansiedade pelos inscritos.

A primeira listagem ainda não é a final, já que a fase de recurso estará aberta de 6 a 9 de maio. Os recursos serão apreciados de 10 a 23 de maio, e em seguida a lista oficial será divulgada.

Também foram divulgados na edição do Diário Oficial os candidatos inabilitados e desclassificados. Um exemplo de desclassificação é por cadastro não finalizado ou por não cumprir as exigências.

A Supes (Superintendência de Programas Sociais Estruturantes), que gerencia o programa na Sead, explica que muitos candidatos apresentaram dados divergentes no ato de inscrição, como, por exemplo, no quesito renda. No cruzamento de dados com o CadÚnico essas informações foram constatadas. Ainda existiram candidatos que não enviaram os documentos solicitados e ainda aqueles que não se enquadram no perfil do programa, que tem foco em estudantes de baixa renda.

Aqueles que não foram aprovados podem apresentar recurso na “área do candidato”, no site da Sead. Ainda conforme o documento publicado, os recursos deverão ser devidamente fundamentados, de forma clara e objetiva, com no máximo 1,5 mil caracteres, e instruídos com as razões que justifiquem a revisão pretendida, sob pena de não conhecimento.

O programa tem o objetivo de conceder benefício social no valor de um salário mínimo a estudantes de baixa renda, de cursos de educação profissional técnica de nível médio ou universitários de instituições públicas, ou privadas. O processo continua com inscrições abertas até 30 de novembro.

Confira os quatro resultados:

Aprovados

Inabilitados

Cadastro desclassificado

Desclassificados por cadastro não finalizado