Menos de 50% das crianças e adolescentes em MS tomaram vacina de reforço contra a dengue

Com baixa procura por imunização, Governo Federal reforça campanha no Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Dose da Qdenga (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Dados do Governo Federal revelam que menos de 50% das crianças e dos adolescentes com idades até 14 anos receberam a segunda dose da vacinação contra a dengue em Mato Grosso do Sul. Com a baixa procura, o Governo Federal reforçou a campanha e alertas sobre a importância da imunização.

Mato Grosso do Sul recebeu, do Ministério da Saúde, 173.140 doses da vacina contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. O Ministério da Saúde destaca que a segunda dose é fundamental para o efeito da imunização contra a doença que já vitimou 29 pessoas no Estado, entre o período de janeiro e setembro deste ano.

“Para garantir a proteção completa, é fundamental tomar as duas doses com um intervalo de três meses entre elas. O Ministério da Saúde distribuiu milhões de doses para aplicação no público-alvo de todo o país. As crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que são as mais vulneráveis à doença depois dos idosos”, reforça a campanha.

Registro de dengue em Mato Grosso do Sul

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos concentram o maior número de hospitalização por dengue no Estado.

Conforme boletim epidemiológico divulgado na última quarta-feira (25), em 2024, Mato Grosso do Sul registrou 19.066 casos prováveis, sendo 15.852 confirmados. Os dados são referentes a semana 37 de monitoramento da doença. Ao todo são 29 mortes por dengue apenas neste ano.

Os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Conteúdos relacionados

Carreta na Afonso Pena