Quentão, espetinho, pastel frito e muitas outras gostosuras são feitas em festas juninas, período que também alerta para os cuidados em acidentes de queimaduras. Nesta quinta-feira (6), comemora-se o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, além do Junho Laranja, contudo, buscando conscientização sobre os riscos.

Apenas neste ano, a Santa Casa de Campo Grande atendeu 148 vítimas de queimaduras. O médico Felipe Resende, chefe do setor de cirurgia plástica do hospital, afirma que a maioria dos casos ocorre dentro de casa. Sendo assim, crianças são as principais vítimas.

“O slogan da campanha deste mês é ‘Queimadura na minha casa não’, e por que essa frase? Sabemos que 90% das queimaduras acontecem no ambiente doméstico, no dia a dia, por descuidos mínimos. A gente se assusta, não sabe o que fazer. A primeira coisa a fazer é se acalmar e acalmar as pessoas ao redor. A segunda coisa é procurar água corrente, colocando a região atingida debaixo da torneira ou chuveiro (…). Em seguida, cubra apenas com uma toalha úmida e procure atendimento”, disse.

A princípio, o tempo de recuperação pode variar de cinco a mais de 50 dias, dependendo da gravidade. O especialista relata o caso de um paciente, uma criança, que enfrenta complicações na recuperação. O pescoço está grudado e ele não consegue levantar a cabeça.

“O acidente ocorreu com álcool líquido explodindo, álcool líquido sendo nosso grande inimigo. (Ele) queimou todo o pescoço e peitoral. Infelizmente, evoluiu para complicações na cicatrização e ficou quase dois meses internado. Nosso objetivo é alertar para ter cuidados em casa para que você não seja um paciente nosso, mas caso precise, saiba que terá um tratamento de ponta”.

Cuidados essenciais

Sobretudo, o hospital estima que, no Brasil, a cada ano, um milhão de pessoas sejam vítimas de queimadas por líquido, fogo ou choque, sendo dois terços delas crianças.

  • Atenção especial deve ser dada às crianças, redobrado durante o preparo de alimentos;
  • Nas festividades juninas, é preferível optar por fogueiras pequenas, acesas longe de matas, depósitos de papel ou produtos inflamáveis;
  • Em caso de queimaduras leves, coloque a parte afetada sob água corrente fria, com jato suave. Em situações em que os ferimentos afetam grandes extensões do corpo, a vítima deve receber cuidados médicos urgentes e imediatos.

Vítima de incêndio

Em abril deste ano, um incêndio destruiu dois barracos na comunidade Cidade dos Anjos, localizada no sul de Campo Grande, na região do bairro Lageado. O fogo também provocou queimaduras em um homem de aproximadamente 30 anos.

Os próprios moradores conseguiram conter as chamas rapidamente, impedindo que outros barracos fossem atingidos pelo incêndio. Quando o corpo de bombeiros chegou ao local, o fogo já tinha apagado.