É janeiro, época em que as metas para o ano já estão estabelecidas – muitas delas preveem focar na vida saudável. A maioria da população tem esse mesmo pensamento nos primeiros dias do ano, fazendo academias e consultórios de nutricionistas lotarem. Contudo, enquanto academias ficam repletas, sobe o alerta: a importância da continuidade das atividades de bem-estar.

A nutricionista Simone Carmem Gomes Santana afirma que desde a pandemia de Covid-19 a demanda pelos serviços de nutrição disparou e todo começo de ano cresce mais. A emergência sanitária global foi um estopim para que muitos começassem a se cuidar.

“Eu acredito que é um ganho de qualidade de vida, as pessoas estarem buscando cuidar da própria saúde. Mas é importante passar a fase da empolgação e realmente se comprometer com a mudança de rotina e alimentação, para manter a vida saudável”, afirma ela, que integra o programa Viver da Unimed Campo Grande.

A dica da especialista para quem quer aproveitar o novo ano e mudar de vida é buscar por ajuda profissional e, de fato, se comprometer. “Primeiro vem a empolgação, as metas, mas é preciso ter uma identificação com a atividade física e a alimentação, tudo precisa estar alinhado para a continuidade da mudança”, diz Simone.

Academias lotadas no começo de ano

Depois de um fim de ano repleto de muita comida e descanso, janeiro é hora de “buscar o balde”. Profissional de Física e proprietário da Sport Life, Alexandre Dias de Paula afirma que o movimento de alunos aumenta até 30% em janeiro devido à empolgação de começo de ano.

“Até o Carnaval os alunos voltam com tudo. Depois sempre dá uma queda porque muita gente quer resultados rápidos, mas a gente trabalha para manter eles no decorrer do ano todo”, afirma o proprietário da academia.

Já Rebeca Lopes Miranda, 29 anos, proprietária da Academia Física, afirma que viu uma mudança de comportamento neste início de ano, com mais pessoas dando continuidade às atividades físicas.

“Me surpreendeu a continuidade dos treinos do ano passado. Aquela coisa da confiança em si. O grande problema é o começa e para, mas acredito que essas pessoas que continuaram terão resultados bem legais”, afirma.

Para ela, o próximo passo é influenciar os familiares, na prática de exercícios físicos, principalmente idosos.

Estabeleça metas realistas

Janeiro proporciona empolgação para quem quer mudar de vida, mas é importante estabelecer metas realistas para evitar frustrações ao longo e no fim do ano. Se basear em imagens das redes sociais ou planos muito grandes pode levar à depressão.

“É comum que a gente comece a olhar para o nosso ano, para metas que estabelecemos no início. Mas quando estipulamos metas inalcançáveis, como emagrecer 10 kg, ler 100 livros, coisas do tipo, o não alcance das metas nos traz frustrações e tristezas. É importante ter metas, mas realistas e alcançáveis”, explica a psicóloga Camila Sichinel Cunha.

Priscilla Peres, Jornal Midiamax