Prepare o tereré: Onda de calor extremo e baixa umidade do ar colocam MS em alerta

Temperaturas devem registrar 5°C acima da média do período pelos próximos três dias

Karina Campos – 02/09/2024 – 08:24

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Estado está sob alerta de onda de calor (Foto: Nathália Alcântara, Midiamax).

Mato Grosso do Sul enfrenta dois alertas de risco a incêndios florestais e à saúde: onda de calor extremo e baixa umidade do ar. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica altas temperaturas e tempo seco desta segunda-feira (2) até a próxima quarta-feira (4).

O aviso, com grau de severidade de perigo em potencial, coloca todas as 79 cidades do Estado em atenção pelas condições meteorológicas. As temperaturas devem ficar 5°C acima da média e a umidade entre 20 e 30%.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que uma massa de ar quente e seco atua no Estado. Portanto, a recomendação é inserir bastante água e umidificar os ambientes. Além disso, é proibido atear fogo em vegetação.

Frente fria

Ainda conforme o Cemtec, aproximação e avanço de uma nova frente fria, a partir de quarta-feira (4), favorece uma leve queda nas temperaturas, porém com baixa probabilidade para a ocorrência de chuvas, principalmente, nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste do Estado.

Entretanto, o ameno será breve, pois a frente fria passa rápido por Mato Grosso do Sul e as temperaturas voltam a subir no final de semana.

Conteúdos relacionados

cachorro