O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de declínio de temperatura em Mato Grosso do Sul a partir desta sexta-feira (24) ao domingo (26). A previsão é de queda nos termômetros de 3 a 5°C em todo o Estado.

Associada a uma frente fria, há alerta de tempestade com perigo potencial. A chuva pode variar entre 20 e 30 milímetros ou até 50 milímetros ao dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Conforme a previsão, pode também ocorrer queda de granizo.

Dessa forma, a condição favorece o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o grande destaque do dia é a queda acentuada das temperaturas e o céu bem encoberto.

Além disso, existe ainda a possibilidade de chuvas, principalmente nas regiões centro-sul e oeste. “Pontualmente, não se descarta a possibilidade de tempestades isoladas, com rajadas de vento que podem levantar poeira devido à situação de tempo seco e mais de 30 dias sem chuva em algumas regiões”, completa o órgão.

Queda de temperatura

A tendência meteorológica, para a próxima semana, indica continuidade do frio em Mato Grosso do Sul. O ar frio será impulsionado por outra frente fria que se forma entre os dias 27 e 28 de maio e que irá favorecer um novo pulso de ar frio em direção ao Centro-Oeste.

Nos dias 28 e 29 de maio de 2024, a região sul/extremo sul do Estado pode registrar temperaturas próximas de 4 a 5°C e, pontualmente, temperaturas abaixo dos 4°C, favorecendo, com menor probabilidade, a chance de geada fraca nessas regiões. Na Capital, esperam-se mínimas entre 8 e 10°C nestes dias.