Nesta quinta-feira (15), o Clube de Conversação em Francês Langage Café promove a exibição gratuita do filme Le Ballon d’Or, de Cheik Doukouré, a partir das 18h. O evento é aberto a todos os interessados e será realizado no auditório Marçal de Souza Tupã-Y, na Cidade Universitária da UFMS, seguido de uma discussão sobre a obra.

Segundo o professor assistente de francês e fundador do clube na UFMS, Loïc Le Morvan, o objetivo é abordar os temas universais apresentados na obra como perseverança, esperança, desafios socioeconômicos e o papel do esporte na sociedade.

“A ideia é conscientizar os participantes sobre a riqueza das culturas africanas e, ao mesmo tempo, oferecer uma perspectiva única sobre as realidades sociais, econômicas e culturais da Guiné. Isso promove a abertura da mente e a compreensão intercultural entre estudantes, professores e membros da comunidade externa”, disse.

O professor pontuou, ainda, que, no contexto dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, esse evento destaca a importância do esporte como um veículo para o desenvolvimento pessoal e social, ao mesmo tempo em que celebra valores como excelência, respeito e amizade.

Sobre a obra

A obra de 1994 conta a história de Bandian, um jovem guineense que sonha em se tornar um jogador de futebol profissional, o melhor do continente.

“Le ballon d’or é muito mais do que apenas um filme sobre futebol. É uma exploração profunda dos desafios e aspirações dos jovens africanos, oferecendo uma janela para as realidades sociais e culturais da Guiné na década de 1990”, aponta o professor, que irá conduzir a discussão.

Clube de Conversação em Francês

Conforme divulgado pela UFMS, o Clube de Conversação em Francês reúne semanalmente cerca de 10 participantes para conversas sobre tópicos relacionados à cultura francesa e aos países de língua francesa. A atividade é aberta a toda a comunidade e o único requisito é ter conhecimento básico de francês.

“De fato, um iniciante completo em francês pode ficar um pouco perdido durante as conversas. Mas não se preocupe, um nível A2 é suficiente para participar”, informa Loïc Le Morvan.

As atividades são realizadas às quintas-feiras, às 17h45min. O local muda a cada semana, dependendo do tema a ser abordado.

“Estou feliz porque conseguimos criar um grupo unido e organizamos passeios e eventos. Por exemplo, na semana passada, organizamos um clube de conversação na Feira Central, para falar sobre comida, e fizemos também um passeio pela Cidade Universitária para falar sobre a flora e a fauna do câmpus”, destaca o professor.

O clube teve início em 2023 e, além dos momentos de conversa, outras ações são realizadas conforme as sugestões dos participantes como leitura de um trecho de uma obra literária, audição de música, exibição de filmes, seguida de troca de ideias e jogos, entre outras.

Interessados podem buscar mais informações junto à Agência de Internacionalização e de Inovação da universidade.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.