Com 40ºC, Mato Grosso do Sul lidera ranking de cidades mais quentes do Brasil

A umidade relativa do ar também está em nível preocupante

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
tempo
Sol predominando (Henrique Arakaki, Midiamax)

Pelo terceiro dia seguido, cidades de Mato Grosso do Sul ocupam a lista das regiões mais quentes do Brasil nas últimas 24h. Os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de quinta-feira (29) indicam que o calor chegou a 40°C.

Três Lagoas lidera o pódio, em seguida está Boa Vista, em Roraima, Maracaju (39,4°C), Água Clara (38,4°C) e Paranaíba (38,3°C). Três Lagoas também está entre os cinco municípios com menor umidade relativa do ar, com 25%, logo depois está Jardim (26%) e Rio Brilhante (26%).

O aviso da onda de calor extremo segue vigente até sábado (2), com temperaturas 5°C acima da média normal. A condição favorece o risco à saúde e incêndios florestais.

(Reprodução, Inmet)

Calor predomina

Segundo a meteorologista que coordena o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Valesca Fernandes, o sol prevalece por causa da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica em médios níveis, o que inibe a formação de nuvens. Contudo, as pancadas de chuvas podem acontecer justamente devido ao aquecimento provocado por forte sol durante o dia.

“São previstas altas temperaturas em todas as regiões do Mato Grosso do Sul, com valores que podem atingir até os 40°C, aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, que pode chegar a até 15%”, destaca Valesca, orientando ainda a população a beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos.

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga