Para trabalhar a prevenção e conscientização de crianças e adolescentes sobre temas como violência doméstica, bullying e combate às drogas, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Campo Grande desde 2009 atua, não só nas ruas, mas também em escolas da cidade. Nesta semana, o trabalho está focado no Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, comemorado todo 7 de abril.

Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, do Governo Federal, revelam que, no último ano, houve um crescimento de 60% nos casos de bullying em escolas de Mato Grosso do Sul.

Por meio da iniciativa chamada Proeseg (Projeto Escola Segura), agentes realizam palestras e bate-papos com alunos e pais, principalmente voltadas para o público do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Outros temas, como direção responsável e prevenção no trânsito, também são ministradas por guardas da Gerência de Fiscalização de Trânsito.

Para a GCM Nélis Vieira Ribeiro, uma das palestrantes que executa o projeto ao lado do GCM Hudson Carlos Pereira, o trabalho é importante e dá satisfação a quem participa. “Através das crianças, alcançamos famílias. A prevenção, a educação e o conhecimento são o caminho. O retorno das crianças é compensador”, compartilha. 

Como solicitar as palestras

Escolas municipais podem solicitar a iniciativa diretamente à Semed (Secretaria Municipal de Educação). Já escolas que não são da Reme (Rede Municipal de Ensino) podem solicitar as palestras por meio de ofício para a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social de Campo Grande).