Palco de apreensão polêmica de menores, quadra será inaugurada na próxima semana em Coxim
Grupo de menores foi flagrado na quadra fechada para reforma em Coxim e levado para delegacia de polícia
Lucas Caxito –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Palco de apreensão polêmica envolvendo um grupo de pelo menos 12 crianças e adolescentes, a quadra esportiva pública de Coxim, a 255 quilômetros de Campo Grande, deve ser aberta para a população na semana que vem. A informação é do prefeito Edilson Magro (DEM).
Ao Jornal Midiamax, Magro disse que todas as medidas estão sendo tomadas para ser feita a liberação do espaço. “A quadra já está pronta. O que nós estamos fazendo agora é fechar o espaço para realizar a manutenção do que foi depredado. Acredito que na próxima semana ela já esteja aberta”, disse o chefe do executivo do município.
Entenda o Caso
Em plenas férias escolares, um grupo de 13 crianças e um adolescente foi parar na delegacia por usar uma quadra de esportes pública ainda não inaugurada na cidade de Coxim. O enquadro aconteceu após o prefeito da cidade, Edilson Magro, flagrar os menores de idade utilizando o espaço na noite de segunda-feira (15).
Na cidade com pouco mais de 32 mil habitantes, vídeos da situação viralizaram e provocaram revolta entre moradores. De acordo com o próprio prefeito, a gerente municipal de esportes foi acionada após as crianças serem vistas na quadra. Essa, por sua vez, retornou ao local com equipes do Conselho Tutelar e Polícia Militar. O desfecho foi mandar todo mundo para a delegacia.
O prefeito disse ainda ter se deparado com as crianças “pulando a arena e entrando por baixo da tela, que foi danificada”. “Acionei a gerente de esportes em razão da depredação que estava acontecendo”, relatou.
Edilson Magro afirmou não ter envolvimento com a decisão de acionar a PM da cidade. “Não pedi para ligar para a polícia e sobre levar para a delegacia foi uma decisão tomada pelo Conselho Tutelar e pela polícia”, finalizou.
“Sem necessidade de levar para delegacia”, diz delegada
Para a delegada-titular de 1ª DP de Coxim, Brunna Karla Dias Melo, não havia necessidade de levá-los à Delegacia.
“Eles poderiam ter deixado os menores lá, acredito eu. Tinha pegado o nome dos pais dos menores e feito só o BOPM [Boletim de Ocorrência da Polícia Militar] e entregado só o BOPM aqui e depois a gente ia investigar de qualquer forma. Não precisava ter deslocado todas aquelas crianças para cá”, explica ao Jornal Midiamax.
De acordo com a delegada-titular, o flagrante foi feito para apurar possíveis danos no gramado sintético e estrutura da quadra, que passa por reforma. Além disso, a abertura na grade do alambrado pode ter sido feita antes. Entretanto, a responsabilidade pelo ato e as supostas avarias no campo serão periciados pela Polícia Civil.
Crianças foram liberadas
Segundo uma das conselheiras tutelares que atenderam a ocorrência, Flávia Pinasso, tanto o conselho quanto a polícia encaminharam as crianças até em casa após saírem da delegacia.
“Desde o início da ocorrência, nós estivemos com eles, com as crianças e com os adolescentes. Por mais que seja uma situação delicada, nós demos e estamos dando todo suporte necessário para que isso venha a se resolver e não venha causar nenhum dano para eles de alguma forma”, disse Flávia ao Jornal Midiamax.
Ainda de acordo com a delegada, nenhum dos menores tem alguma infração registrada em seus nomes e por isso foram liberadas logo após chegarem na delegacia.
Caso segue sendo investigado
Em nota, a Prefeitura de Coxim alega se solidarizar “com aqueles que foram encaminhados à delegacia para serem ouvidos, inclusive os menores de idade, e informa que colocou toda a equipe a disposição para acompanhar a situação e prestar o apoio necessário”.
“No entanto, também considera que os pais ou responsáveis devem se sensibilizar e orientar seus filhos que não se deve invadir ou depredar espaços públicos, que são de uso coletivo e devem ser respeitados e preservados”, ressalta.
Conforme a delegada-titular, a polícia deve ouvir a gerente de Esporte e Cultura, as conselheiras tutelares e, eventualmente, os pais das crianças. O laudo da perícia deve ser concluído em até 10 dias. Após terminado, o inquérito segue para o Ministério Público Estadual.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Na Avenida Dr. Nasri Siufi na região do Jardim Tijuca
Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi
O imóvel fica no Morumbi, na zona sul de São Paulo
Cano marca no fim e Fluminense escapa de derrota para o Fortaleza no Maracanã
O Fortaleza estacionou nos 64 pontos
Caminhoneiro é flagrado dirigindo bêbado e oferece dinheiro a guardas municipais
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22) na Avenida Gury Marques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.