Pouco mais de um mês após o início das aulas na Reme (Rede Municipal de Ensino), alunos ainda esperam por uniformes e materiais escolares em . A promessa era de que os kits seriam entregues antes do início do ano letivo, que começou no dia 15 de fevereiro. A falta dos itens preocupa os pais, que reclamam da situação.

Conforme a Prefeitura de Campo Grande, em janeiro deste ano, a primeira remessa de uniformes de alunos da Reme chegou no dia 23 de janeiro. Na ocasião, foram recebidas 95,9 mil camisetas de manga curta, 63,6 mil bermudas, além de terem sido entregues 7,6 mil short-saia. Contudo, a quantidade foi insuficiente.

“Meu filho recebeu apenas uma camiseta até agora e já estamos no fim de março. Queria uma resposta da Semed (Secretaria Municipal de Educação). Fizeram uma promessa que não foi cumprida”, reclama o pai de um aluno.

Conforme relatos, na Escola Municipal Professora Aglair Maria Alves – localizada no bairro Coophavila II – do conjunto que conta com duas camisetas, dois shorts, meia, tênis e mochila, apenas uma das camisetas foi entregue. Até a última sexta-feira (22), não havia previsão de entrega para os demais itens do kit.

Já na Escola Municipal Nazira Anache, localizada no bairro Jardim Anache, além dos uniformes incompletos, os materiais escolares foram entregues aos poucos aos alunos.

“Meu filho recebeu uns dois livros, depois recebeu outro e assim foi até completar. O kit de materiais chegou há poucos dias e eu tive que comprar porque a professora já estava cobrando, porque precisava prosseguir com as atividades. Eu consegui comprar, mas sei que na sala dele alguns pais não conseguiram. É uma situação complicada, porque algumas famílias não têm condições e os alunos ficam prejudicados”, afirma a mãe de um dos estudantes.

Outra mãe disse à equipe de reportagem do Jornal Midiamax que na mesma escola, no Jardim Anache, o kit de uniforme também chegou incompleto. “Meu filho recebeu uma camiseta e um short e ainda assim com numeração muito desproporcional. Ele tem 8 anos e recebeu numeração de 12 anos”, relata.

Kits escolares

Para o ano letivo de 2024, a Prefeitura informou ter comprado 243.728 camisetas de manga curta; 147.615 bermudas; 30.148 shorts saia; 88.880 tênis; 23.423 botinas para alunos das escolas do campo; 91.223 meias e 33.599 mochilas.

O Município também informou a compra de uniformes de inverno, sendo 33.599 calças de helanca; 55.281 jaquetas de tactel; 30.147 jaquetas de helanca e 3.452 blusões. A promessa era de que os estudantes receberiam os uniformes antes do início das aulas, no dia 15 de fevereiro, o que não aconteceu.

O Jornal Midiamax entrou em contato com a Prefeitura para falar sobre a falta de uniformes e materiais escolares nas escolas da Reme, mas não obteve resposta. O secretário da Semed (Secretaria Municipal de Educação) também foi procurado, mas não atendeu às ligações.