A organização da Fórmula Truck informou que se propôs a pagar as despesas médicas do pai e do filho que foram atingidos por uma peça de um dos veículos, neste sábado (29). Os dois precisaram de cirurgia, após terem dedos quebrados e também tornozelo trincado enquanto assistiam ao treino do evento na arquibancada do Autódromo Internacional de Campo Grande.

Gilberto Hidalgo, um dos organizadores do evento há nove anos, explicou ao Jornal Midiamax que a peça que soltou fica presa ao eixo do cardan e também é chamada de ‘copinho’. Segundo o organizador, essa peça gira com muita velocidade e soltou com alta pressão do eixo.

Depois de se soltar, o ‘copinho’ quicou no chão e ‘voou’, ultrapassando a grade de proteção da arquibancada. Foi justamente nesse momento que o menino, que estava no meio das pernas do pai, foi atingido, assim como o genitor dele.

Gilberto Hidalgo, um dos organizadores há nove anos – (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

A criança teve o pé esmagado e dois dedos quebrados, enquanto o pai trincou o tornozelo. Gilberto Hidalgo afirmou nunca ter presenciado uma situação dessa em nove anos de organização.

Uma espectadora do evento, que também estava na arquibancada no momento do acidente, contou à reportagem que os socorristas do evento chegaram alguns minutos após o ocorrido, junto a ambulância que já estava no local. No entanto, a impressão que teve foi de despreparo dos profissionais e da organização do evento.

Já Hidalgo explicou que, no primeiro momento, a organização não “estava entendendo o que aconteceu”, contudo, os atendimentos foram prestados de imediato assim que a situação foi esclarecida. O pai e filho foram atendidos no local por equipe do socorro do evento, além do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

‘Copinho’ se soltou de eixo do cardan – (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O menino, segundo o organizador, possui autismo e foi levado para um hospital particular. Ele chorava bastante. O pai, por sua vez, primeiro foi atendido na Santa Casa pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas depois foi colocado no lado particular do hospital, a pedido da organização.

Gilberto Hidalgo também declarou que a Fórmula Truck se dispôs a arcar com todos os custos das despesas médicas do pai.

Acidente

Pai e filho assistiam ao treino da Fórmula Truck, neste sábado, quando a peça do veículo se soltou e os atingiu. Os dois foram socorridos e levados para a Santa Casa. A criança já passou por cirurgia e o pai aguarda para ir ao centro cirúrgico ainda neste domingo (30).

Segundo a mulher que presenciou o acidente, o treino parou no momento em que a organização foi notificada do acidente, retomando após a saída da ambulância.

Peça passou grade de proteção – (Foto: Henrique Arakaki)

Embora considere uma fatalidade, a mulher deixou o local na sequência, com medo de algo semelhante pudesse acontecer com sua família, que também a acompanhava no momento do acidente. Na ocasião ela estava com seu marido, a filha e outra criança.

“Hoje eu não tenho intenção nenhuma de voltar, com medo do que possa acontecer, sabe? Isso pode acontecer com qualquer pessoa, infelizmente. Aí eu até comentei. Foi muito triste, eu fiquei muito preocupada, porque a gente se coloca no lugar do outro”, pontua.