Pular para o conteúdo
Cotidiano

Onda de frio extremo que atingiu voo em Vinhedo estava sobre o Mato Grosso do Sul

Meteorologistas apontaram 'áreas de instabilidade' e 35% de formação de gelo nas proximidades do local onde o avião caiu
Layane Costa -
Onda de frio (Foto: Reprodução)

A onda extrema de frio que atingiu a aeronave da Voepass que caiu na tarde da última sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de , estava sobre o Mato Grosso do Sul também. O acidente não deixou sobreviventes, vitimando 62 pessoas. As condições atmosféricas da área onde sobrevoava o avião da Voepass poderiam ter provocado um estado de estol na aeronave, ou seja, a perda da sustentação.

Na última sexta-feira (9), o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) havia emitido alerta laranja para o declínio de temperatura em partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O alerta seguiu até às 23h59, representando risco à saúde e declínio de temperatura maior que 5°C.

A aeronave do modelo ART-72, da Voepass Linhas Aereas caiu em espiral, antes de atingir o solo e iniciar o incêndio. Contudo, as hipóteses são de que o avião tenha caído devido ao acúmulo de gelo nas asas.

Conforme o g1, meteorologistas apontaram “áreas de instabilidade” e 35% de formação de gelo nas proximidades do local onde o avião caiu. Ainda, as informações são de que no momento exato em que a aeronave estava fazendo a aproximação havia um “forte vento” de cauda – o que acabou aumentando a velocidade do avião em relação ao solo.

“Estimativas de modelos meteorológicos indicam temperaturas entre −9° a −11 °C na altura correspondente a 500hPa na região de Vinhedo por volta das 13h”, disse o órgão ao g1.

Com isso, a aeronave despencou quase quatro mil metros em apenas dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.

Queda

A aeronave, com 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes, havia saído de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A decolagem ocorreu às 11h50, segundo o FlightAware, e aterrissaria às 13h45.

Acidente aéreo deixou 62 mortos (Foto: reprodução)

Entretanto, acabou caindo no bairro Capela, em Vinhedo, próximo à região de Campinas. Dados preliminares de radares apontam que a aeronave atingiu uma razão de descida de 13 mil pés por minuto.

A Prefeitura de São Paulo confirmou que todos os ocupantes da aeronave morreram. Com a queda, além do incêndio as peças da aeronave atingiram casas.

Último acidente com avião comercial

O último acidente com avião comercial no Brasil foi há 17 anos no Aeroporto de Congonhas. Em 2007, a maior tragédia da aviação brasileira era registrada.

Em 17 de julho de 2007, o Airbus A-320, da TAM, não conseguiu frear na pista de Congonhas. Ao todo, 199 pessoas morreram no acidente, sendo que 12 estavam no solo.

Entretanto, naquele dia, a pista estava molhada e, por conta de uma reforma, estava sem as ranhuras que facilitam a frenagem do avião. Como o avião não freou, acabou atravessando a pista e atingiu um prédio de cargas na Avenida Washington Luiz.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)