Pular para o conteúdo
Cotidiano

Óbitos por Influenza sobem 57% e Mato Grosso do Sul chega a 22 mortes confirmadas

Entre janeiro e maio de 2024, Mato Grosso do Sul confirmou 259 casos de gripe
Lethycia Anjos -
Leitos hospitalares em Campo Grande
Leitos hospitalares em Campo Grande (Arquivo, Jornal Midiamax)

Em meio ao surto de doenças respiratórias, as mortes por Influenza seguem crescendo em Mato Grosso do Sul. Na última semana, o Estado contabilizou 259 casos e 22 mortes decorrentes do vírus da gripe, o que representa um salto de 57% nos últimos sete dias em comparação aos 14 óbitos registrados na semana anterior.

Dentre as novas mortes, cinco ocorreram em Campo Grande, duas em e uma em . As vítimas tinham entre 24 e 87 anos e todas possuíam comorbidades.

Os dados do boletim epidemiológico da Influenza, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), apontam que, até 10 de maio, o Estado havia contabilizado 207 casos e 14 óbitos pela doença. Em uma semana, o número de casos confirmados saltou para 259, uma alta de 25%.

O subtipo H3N2 segue como a principal causa de óbitos, sendo responsável por 14 das 22 mortes registradas. Na sequência aparece a variante H1N1, causadora de cinco óbitos e a Influenza A não subtipada, responsável por três mortes. Conforme a SES, até o momento não houve registro de mortes decorrentes da Influenza B em MS.

Campo Grande decretou emergência de saúde

UPA Coronel Antonino – (Henrique Arakaki, Midiamax)

Além dos casos de gripe, a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) segue gerando preocupação nas autoridades de saúde de MS. Somente nesta semana, dois bebês menores de 1 ano morreram em decorrência de síndromes respiratórias em Campo Grande. Em todo Estado, já são 196 mortes e 2.647 casos.

Em 1° de maio, a prefeitura de Campo Grande decretou situação de emergência em saúde, devido à alta de casos de síndrome respiratória aguda grave. Com unidades de saúde lotadas, a Sesau negocia a abertura de novos leitos, principalmente pediátricos.

Conforme a secretária de Saúde, Rosana Leite, há aumento da ocupação de leitos das unidades de saúde da prefeitura e da rede contratualizada de urgência e emergência por conta do aumento de casos de SRAG na Capital.

Apesar do cenário ser menos grave do que no ano passado, há aumento nos casos de internação de crianças e também o tempo de internação é maior.

Vacinação contra a gripe

Vacinação gripe (Arquivo/ Jornal Midiamax)

No início de maio, Mato Groso do Sul liberou a vacina contra a gripe para toda a população com mais de seis meses. Em Campo Grande, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde localizadas nas sete regiões da Capital.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é eficaz contra três tipos de cepas de vírus em combinação: a. A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09; b. A/Thailand/8/2022 (H3N2); c. B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), conforme a Instrução Normativa (IN) no 261, de 25 de outubro de 2023, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Procurando emprego? Funtrab oferece mais de 790 vagas na próxima segunda-feira

Içamento de vigas é concluído com antecedência e trânsito na BR-163 é liberado

Em celebração dos 45 anos de curso, veteranos de Artes da UFMS se emocionam ao lembrar de colega falecido

Belo abandona o loiro e faz mudança radical para novela da Globo: ‘Envelheceu’

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Todo ano é assim’: Bombeiros combatem incêndio em terreno na Vila Carlota

Chamas se espalharam pelo lote por volta de 13h30, na Rua Flávio de Matos, Vila Carlota

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições de processo seletivo do IFMS para professor substituto em Jardim

Vagas são nas áreas de Arquitetura e Informática

Trânsito

Idoso morre nove dias após sofrer acidente com bicicleta elétrica em MS

O idoso estava internado na Santa Casa de Campo Grande

Polícia

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Acidente ocorreu na noite desta sexta-feira (18)