Número de pessoas em situação de rua no Mato Grosso do Sul atingiu recorde em 2023, mostra estudo
A maioria das pessoas em situação de rua é brasileira, mas também há venezuelanos, argentinos e haitianos vivendo nas ruas do Estado
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul terminou 2023 com o maior número de pessoas em situação de rua em 7 anos. Dados do Observatório Nacional dos Direitos Humanos mostram que 1,4 mil pessoas viviam em situação de rua em 2023. O total é 17% maior que os 1.211 de 2022.
No país, o número de pessoas em situação de rua disparou com a pandemia de Covid-19, a partir de 2020. No Mato Grosso do Sul o cenário é parecido. Os números são crescentes desde 2016, mas houve queda em 2021.
Em 2020, o Estado chegou ao número de 1.143 pessoas em situação de rua. Número que caiu para 1.042 em 2021, mas voltou a subir para 1.211 em 2022 e 1.422 em 2023.
Campo Grande desponta como a cidade com maior número de pessoas em situação de rua. São 804, conforme os dados do observatório, o que representa 0,074% da população do município. Média bem acima da estadual que fechou 2023 em 0,017%.
Perfil das pessoas em situação de rua
Homem, brasileiro, pardo, entre 30 e 49 anos, alfabetizado e sem contato com a família. Este é o perfil das pessoas em situação de rua no Mato Grosso do Sul, segundo dados do levantamento.
A maioria das pessoas em situação de rua é brasileira, mas também há venezuelanos, argentinos e haitianos vivendo nas ruas do Estado. A grande maioria (90,2%) é de homens, sendo apenas 9,7% de mulheres.
Os dados mostram também que a maioria já frequentou escola e é alfabetizada, mas vive sozinha nas ruas devido a problemas familiares, desemprego ou situações com drogas e álcool. Mais de 1 mil pessoas em situação de rua já trabalharam com carteira assinada e atualmente dormem na rua ou em albergues.
Com base nos dados do CadÚnico do Governo Federal, o observatório aponta que a maioria das cidades de Mato Grosso do Sul tem pessoas em situação de rua. São 42 municípios com registro de gente nessa situação.
Aumento exponencial no país
Dados do observatório mostram que entre 2018 e julho de 2023, o número de pessoas em situação de rua cadastradas no Cadastro Único quase dobrou, apresentando crescimento ano após ano.
O número de municípios brasileiros com pessoas em situação de rua cadastradas passou de 1.215 em 2015 (22% do total de municípios do país), para 2.354 em 2023 (42% do total de municípios do país).
Os 10 municípios com maior número de PSR concentram juntos 51,5% da população em situação de rua do país. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Campinas e Florianópolis.
Priscilla Peres, Jornal Midiamax
Notícias mais lidas agora
- MS bate recorde de exportações de carne bovina em meio à crise do Carrefour
- Motorista sofre mal súbito, bate caminhão e deixa poste ‘levitando’ na Avenida Ceará
- Mulher flagra amigo da família estuprando menina de 8 anos no quarto dela em MS
- Motorista de Fusca que ficou destruído ao bater em ônibus na Guaicurus não tinha CNH
Últimas Notícias
Depois de MS, capital do Mato Grosso também pinta ‘faixa de pedestre’ para capivaras
Locais são conhecidos pela presença dos animais
Homem rouba, agride e ameaça mulher de morte no interior de MS
A vítima havia conhecido o homem há exatos dois dias
Campo-grandense Gabriel Rodrigues conquista prata no Grand Prix de Judô no Cazaquistão
Brasil encerrou o Grande Prix de Judô para Cegos, realizado na cidade de Astana, com a conquista de duas medalhas
Visando o combate a dengue, fumacê percorre seis bairros nesta terça-feira
O serviço é realizado por equipes da CCEV, das 16h às 22h
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.