Pular para o conteúdo
Cotidiano

Número de pessoas em situação de rua no Mato Grosso do Sul atingiu recorde em 2023, mostra estudo

A maioria das pessoas em situação de rua é brasileira, mas também há venezuelanos, argentinos e haitianos vivendo nas ruas do Estado
Priscilla Peres -
(Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

terminou 2023 com o maior número de pessoas em situação de rua em 7 anos. Dados do Observatório Nacional dos mostram que 1,4 mil pessoas viviam em situação de rua em 2023. O total é 17% maior que os 1.211 de 2022.

No país, o número de pessoas em situação de rua disparou com a pandemia de Covid-19, a partir de 2020. No Mato Grosso do Sul o cenário é parecido. Os números são crescentes desde 2016, mas houve queda em 2021.

Em 2020, o Estado chegou ao número de 1.143 pessoas em situação de rua. Número que caiu para 1.042 em 2021, mas voltou a subir para 1.211 em 2022 e 1.422 em 2023.

Campo Grande desponta como a cidade com maior número de pessoas em situação de rua. São 804, conforme os dados do observatório, o que representa 0,074% da população do município. Média bem acima da estadual que fechou 2023 em 0,017%.

Perfil das pessoas em situação de rua

Homem, brasileiro, pardo, entre 30 e 49 anos, alfabetizado e sem contato com a família. Este é o perfil das pessoas em situação de rua no Mato Grosso do Sul, segundo dados do levantamento.

A maioria das pessoas em situação de rua é brasileira, mas também há venezuelanos, argentinos e vivendo nas ruas do Estado. A grande maioria (90,2%) é de homens, sendo apenas 9,7% de mulheres.

Os dados mostram também que a maioria já frequentou escola e é alfabetizada, mas vive sozinha nas ruas devido a problemas familiares, desemprego ou situações com drogas e álcool. Mais de 1 mil pessoas em situação de rua já trabalharam com carteira assinada e atualmente dormem na rua ou em albergues.

Com base nos dados do CadÚnico do Governo Federal, o observatório aponta que a maioria das cidades de Mato Grosso do Sul tem pessoas em situação de rua. São 42 municípios com registro de gente nessa situação.

Aumento exponencial no país

Dados do observatório mostram que entre 2018 e julho de 2023, o número de pessoas em situação de rua cadastradas no Cadastro Único quase dobrou, apresentando crescimento ano após ano.

O número de municípios brasileiros com pessoas em situação de rua cadastradas passou de 1.215 em 2015 (22% do total de municípios do país), para 2.354 em 2023 (42% do total de municípios do país). 

Os 10 municípios com maior número de PSR concentram juntos 51,5% da população em situação de rua do país. São eles: , , Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Campinas e Florianópolis.

Priscilla Peres, Jornal Midiamax

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias