Novos temporais atingem Rio Grande do Sul e mais moradores têm que deixar casas

Nas últimas 24 horas, foram 120 milímetros de chuva em alguns municípios gaúchos

Ari Theodoro – 12/05/2024 – 18:54

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: NELSON ALMEIDA/AFP

O caos no Rio Grande do Sul está longe de terminar. As fortes chuvas não param e os meios de comunicação estão divulgando novos alertas para a população de diferentes cidades deixar as casas. Nas últimas 24 horas, choveu intensamente. Foram 120 milímetros de precipitação na serra e região metropolitana de Porto Alegre.

O comunicado para deixar as residências segue devido ao grande volume de chuvas e, principalmente, aos riscos de deslizamentos, que podem aumentar o número de vítimas. A Prefeitura de Pelotas ordenou evacuação de 27 localidades. Em Rio Grande, são 7 áreas de risco.

Desde a noite da sexta-feira (11), os temporais estão inundando novamente ruas dos municípios de Lajeado. Boa parte dos moradores já havia realizado limpeza nas casas, mas parte da cidade foi alagada mais uma vez.

As informações do Uol são que o cenário se repete também em Caxias do Sul, onde um servidor público acabou morrendo soterrado. Luciano Henrique Santos Lacava, de 49 anos, estava trabalhando quando um deslizamento atingiu o prédio da Companhia de Desenvolvimento da cidade.

Até a semana passada, o maior nível do rio Guaíba foi registrado no ano de 1941. Agora, com a intensidade dos temporais, o recorde durante os 83 anos, de acordo com hidrólogos, pode ser batido em menos de 7 dias. Como os temporais não param, quase todos os rios do Estado estão subindo rapidamente.

Hidrólogos da UFRGS avaliam que o rio Guaíba chegará a 5,50 metros, o maior nível da história. E para aumentar o drama do povo gaúcho, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê chuvas intensas, queda de temperatura e ventos de até 60km/h para os próximos dias.

Conteúdos relacionados

Nota Premiada: confira como consultar o CPF e os próximos sorteios em MS
clinica