O novo boletim epidemiológico da dengue divulgado pela SES (Secretaria Municipal de Saúde), nesta quarta-feira (14), aponta que Mato Grosso do Sul já registrou 19.001 casos prováveis da doença em 2024. Desse total, 15.501 estão confirmados. As informações correspondem a 32ª semana epidemiológica.

A Secretaria aponta que nos últimos 14 dias nenhum município de Mato Grosso do Sul registrou alta incidência da doença, no entanto, o Estado registra 28 óbitos confirmados e outros 14 em investigação.

As mortes confirmadas por dengue foram registradas nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação contra a dengue

O boletim traz também atualizações sobre a vacinação contra a dengue. Conforme o documento, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 151.339 doses da vacina.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Conforme a SES, a imunização contra a dengue segue recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 e 16 anos.

Chikungunya

Já em relação à Chikungunya, Mato Grosso do Sul registrou 3.254 casos prováveis, sendo 860 confirmados. Não há óbitos registrados, conforme o boletim.

A SES alerta, porém, que as pessoas evitem a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.