Quem passa pela Rua Barra da Corda, no Jardim Centenário, se assusta com o abandono de um terreno desocupado na região. Tomado pelo matagal, a vegetação ultrapassa os limites do muro e se entrelaça até aos fios de energia elétrica dos postes de iluminação.

E como se a realidade na parte de dentro já não fosse assustadora o suficiente para os moradores, do lado de fora, a situação não é muito diferente.

É que muitas pessoas aproveitam que o terreno está completamente abandonado para descartar incorretamente diversos entulhos às margens da rua. Ao visitar o local, a reportagem encontrou sofá, tênis, pneus, armários e até dezenas de cartelas de remédio.

A cena acende um alerta para o acúmulo de água, cenário ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

(Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Procurada pela reportagem, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) informou que o terreno trata-se de área particular e que uma fiscalização será encaminhada no local para verificar a situação.

A Secretaria reforça que é importante que os moradores formalizem as denúncias via Central de Atendimento 156. Caso seja identificado um imóvel/lote urbano abandonado, o proprietário será notificado para realizar a limpeza.

A Semadur destaca ainda que as ações de fiscalização são realizadas rotineiramente, no entanto, pontua que se não houver flagrante não é possível a identificação do autor do descarte irregular.

A Secretaria orienta ao cidadão que flagrar a ocorrência de descarte irregular, que acione de imediato a Guarda Civil Metropolitana por meio do telefone 153 para que o autor seja autuado em flagrante por crime ambiental, bem como, penalizado pela Semadur quanto à infração ambiental.

A Semadur reforça ainda a importância quanto à conscientização da população em buscar os locais adequados para o descarte, como os Ecopontos, LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e a contratação de empresa especializada para a correta destinação dos resíduos, conforme determinado em Lei Federal.

Matéria atualizada em 7 de março, ao meio-dia, para acréscimo do posicionamento da Semadur.

(Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)
(Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.