Pular para o conteúdo
Cotidiano

“Nem dipirona tem”: Pacientes reclamam de falta de medicamentos há 1 mês em UBS de Campo Grande

Com remédios em falta na farmácia pública, moradores dizem que o jeito é “se virar nos 30”
Clayton Neves -
Letra 'F' indica falta de dipirona em gotas e ibuprofeno. (Foto: Fala Povo)

Desde o mês passado, pacientes atendidos pela UBS (Unidade Básica de Saúde) do Nova relatam peregrinação por medicamentos básicos, inclusive, dipirona em gotas, um dos mais comuns e receitados nos consultórios. Com remédios em falta na farmácia pública, moradores afirmam que o jeito é “se virar nos 30” e “pôr a mão no bolso” para não ficar sem tratamento adequado. 

“Fui com meu com 38 graus de febre e para minha surpresa não tinha dipirona. Perguntei pra atendente e ela disse que está em falta em todas as unidades. Eu fui até a farmácia às 4h da manhã, comprei e voltei ao posto nova Bahia pra terminar o atendimento”, comentou leitora do Jornal Midiamax

A situação enfrentada pela moradora aconteceu no dia 18 de janeiro. Nesta segunda-feira (19), ela retornou até a UBS e percebeu que a situação continua a mesma. “Hoje voltei com meu bebê ao posto nova Bahia e não tem medicamento. Meu bebê de 10 meses com febre”, afirma. 

Em uma receita médica enviada pela denunciante, é possível notar uma letra ‘F’ em caneta vermelha, indicando a falta de ibuprofeno e dipirona em gotas, receitados para dor e febre no recém-nascido. “É revoltante essa falta de medicamentos”, conclui a moradora.

Em nota, a (Secretaria Municipal de Saúde) disse que, “atualmente, o município está com cerca de 80% do estoque de medicamentos abastecido, sendo que, todos os medicamentos que estão em falta estão em processo de compra”.

“Há ainda indisponibilidade de alguns itens no mercado, bem como atraso na entrega e entraves de ordem burocrática que acabam prejudicando a regularidade no fornecimento. No entanto, o município está empenhado em dar celeridade em todos estes processos para assegurar a assistência necessária e que não haja prejuízos no tratamento dos pacientes. Cabe ressaltar ainda que há mais de 40 itens (medicamentos) que são fornecidos gratuitamente através do programa Farmácia Popular, incluindo fármacos para tratamento de asma, diabetes, hipertensão, entre outros”, finalizou. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem negocia com suposta garota de programa e é ameaçado em nome do PCC

“Imparável”: Confederação Brasileira exalta atleta campo-grandense classificada para o Mundial

Polícia Ambiental mantém buscas por caseiro atacado por onça no Pantanal

VÍDEO: Aposentos de Papa Francisco são selados no Vaticano

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Era do último Papa? Entenda profecia de São Malaquias e relação com próximo conclave

Últimas Notícias

Cotidiano

Número de sócio do Papa Francisco no San Lorenzo coincidem com idade e horário de morte

Fã de futebol, Papa Francisco era o sócio 88235 do clube argentino. Ele morreu nesta segunda-feira, aos 88 anos, as 2h35 (horário na Argentina)

Política

Direto da UTI, Bolsonaro dá entrevista e reafirma que está enfrentando um julgamento político

Esta foi sua primeira aparição pública após a sexta cirurgia abdominal. Ele negou veementemente as acusações de tentativa de golpe

Esportes

Rebeca Andrade entra para a história como a primeira mulher brasileira a conquistar o Laureus

O prêmio no Laureus World Sports Awards é considerado o "Oscar do Esporte". A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (21), no luxuoso Salão de Cristal do Palácio de Cibeles, na capital espanhola

Política

Lula diz que Papa foi o ‘mais brasileiro dos argentinos’ e planeja viagem a Roma para velório

Data da viagem ainda não foi definida, pois, segundo informações de interlocutores de Lula no Palácio do Planalto, depende do protocolo do Vaticano